Apresento, por ordem de grandeza, as 12 principais empresas internacionais de transporte marítimo contentorizado, levando em conta a capacidade em TEUs dos respetivos navios porta-contentores. As classificações baseiam-se nos dados da Alphaliner em 20 de janeiro de 2021, que lista as maiores empresas de transporte marítimo de carga do mundo.
Quadro I - Resumo
Pos |
Empresa |
Fundação |
Sede |
Receita USD x 109 |
Funcionários |
TEU’s |
1º |
Grupo A.P. M. Maersk |
1904 |
Copenhaga, Dinamarca |
9,6 |
76.000 |
4.131.359 |
2º |
M.S.C. |
1970 |
Genebra, Suíça |
28,19 |
70.000 |
3.858.474 |
3º |
COSCO |
1961 |
Pequim, R.P.C. |
11,223 |
130.000 |
3.041.383 |
4º |
CMA CGM |
1978 |
Marselha, França |
23,48 |
110.000 |
3.022.391 |
5º |
Hapag-Lloyd |
1970 |
Hamburgo, Alemanha |
13,941 |
12.900 |
1.735.574 |
6º |
ONE |
2017 |
Singapura |
2,87 |
14.000 |
1.597.727 |
7º |
Evergreen |
1968 |
Taoyuan City, Taiwan |
4,45 |
10.000 |
1.281.322 |
8º |
H.M.M. |
1976 |
Seul, Coreia Sul |
4,6 |
4.000 |
718.967 |
9º |
Yang Ming |
1972 |
Keelung, Taiwan |
5,07 |
5.300 |
618.779 |
10º |
ZIM |
1945 |
Haifa, Israel |
3,3 |
4.200 |
379.981 |
11º |
W.A.L. |
1965 |
Taipei, Taiwan |
2,56 |
3.900 |
327.710 |
12º |
P.I.L. |
1967 |
Singapura |
4,04 |
18.000 |
278. 896 |
1. Grupo A.P. Moller-Maersk
O Grupo A.P. Moller-Maersk é um conglomerado empresarial dinamarquês e o maior operador de navios de abastecimento e porta-contentores do mundo. A empresa possui várias subsidiárias principais (incluindo Maersk Line, APM Terminals e Maersk Container Industries) que fornecem serviços de transporte e logística. As subsidiárias que estão ligadas ao setor de energia incluem Maersk Supply Services, Maersk Oil, Maersk Drilling e Maersk Tankers. O Grupo Maersk opera em 130 países e transporta cerca de USD 675 mil milhões de mercadorias por ano.
Na sua frota de navios porta-contentores celulares acima dos 14K, a Maersk tem 8 navios de classe E (14K), 11 de classe H (15K), 20 de classe TE de 1ª geração (18K) e 11 de classe TE de 2ª geração ((20K).
2. Mediterranean Shipping Company S.A. (MSC)
A Mediterranean Shipping Company é uma fornecedora privada e global de soluções de transporte e logística. Com a sua frota de mais de 500 navios porta-contentores e capacidade de quase 4 milhões de TEU, a MSC é um gigante do comércio internacional entre as principais economias do mundo e os mercados emergentes.
A MSC escala em 500 portos nas suas 200 rotas comerciais em todo o mundo, operando tanto carga seca como frigorífica. A MSC também oferece serviços de transporte intermodal que incluem porta a porta, fábrica ao consumidor e uma combinação de soluções logísticas de transporte terrestre. A empresa tem, ainda, um portfólio crescente de investimentos em terminais portuários.
Na sua frota de navios porta-contentores celulares acima dos 15K, a MSC conta com 6 navios da classe London (16K), 14 da classe Pegasus (19K), 6 da classe Olympic (19K+) e 12 da classe Gülsün (23K). Desta última classe tem, ainda, outros 4 em construção.
3. China COSCO
A China Ocean Shipping Company (COSCO Group) é uma empresa fornecedora de transporte e logística de propriedade do governo da República Popular da China. As subsidiárias da COSCO incluem COSCO Shipping Co Ltd, OOCL, Shanghai Pan Asia Shipping, New Golden Sea e Coheung.
O Grupo COSCO possui mais de 360 navios de granéis sólidos e 10.000 navios. A frota da COSCO escala em mais de mil portos por todo o mundo. A empresa é a maior transportadora de granéis sólidos de todo o mundo.
No que toca a navios ULCS na sua frota, opera com 5 navios da classe Himalayas (15K), 5 da classe Globe (18K+), 11 da classe Constellation (20K), 6 da classe Universe (21K) e 6 da classe G (21K), esta última após aglutinação da OOCL.
4. Grupo CMA CGM
O nome do CMA CGM Group é um acrónimo das suas duas empresas antecessoras, Compagnie Maritime d'Affrètement (CMA) e Compagnie Générale Maritime (CGM), e é uma empresa que oferece uma ampla gama de serviços de navegação internacionais, com sede em Marselha.
A empresa oferece soluções que incluem gestão de frotas de navios e contentores, entrega de cargas e logística. O Grupo CMA CGM escala mais de 420 portos comerciais mundiais e opera uma frota de cerca de 500 navios.
O Grupo CMA CGM foi o primeiro armador a colocar ao serviço porta-contentores totalmente propulsionados a gaz natural com o “CMA CGM Jacques Saadé” (que dá nome a uma série de 9 navios com capacidade para 23 mil TEU que são, na atualidade, os maiores navios do mundo movidos a GNL).
A sua frota de ULCS completa-se com 6 navios da classe A. Lincoln (14K), 14 da classe Explorer (14/15K), 11 da classe Argentina (15K) e 3 da classe Antoine de Saint Exupery (20K+).
Figura 1: A classe Jacques Saadé é uma série de 9 navios, cada um com capacidade de 23.000 TEUs, construídos pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) para a companhia de navegação francesa CMA CGM. Os motores serão movidos a gás natural liquefeito (GNL).
5. Hapag-Lloyd
A Hapag-Lloyd está sediada na Alemanha e é o maior transatlântico do país, com cinco sedes regionais em Piscataway, Hamburgo, Valparaíso e Singapura. A empresa serve 128 países através de 399 escritórios e tem uma capacidade total de pouco mais de 1,7 milhões de TEU.
A frota da Hapag-Lloyd escala 600 portos em todos os continentes e fornece ligações comerciais internacionais rápidas e confiáveis. A empresa é, aliás, uma importante operadora de transporte marítimo nos mercados da América Latina, Intra-América e Médio Oriente, além do Transatlântico.
Com sua moderna frota de porta-contentores frigoríficos de 237 navios, a Hapag-Lloyd oferece um total de 118 serviços de linha em todo o mundo. Opera, ainda, uma frota de ULCS constituída por 15 navios da classe A-15 (15K) e 6 da classe A-18 (18K). Além disso, a empresa anunciou, publicamente, a encomenda ao estaleiro sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) de 6 navios de mais de 23.500 TEU, no valor total de mil milhões de USD.
6. ONE (Ocean Network Express)
A Ocean Network Express foi criada em 7 de julho de 2017 pela integração da linha K-Line , Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Nippon Yusen Kaisha (NYK).
A Holding foi constituída no Japão, tendo sido criada em Singapura, em simultâneo, uma sociedade de gestão empresarial. Foram estabelecidas sedes regionais em Hong Kong, Singapura, Reino Unido, EUA e Brasil e a operação foi iniciada em abril de 2018.
Em resultado da integração, a frota da ONE aproxima-se dos 1.600.000 TEU, a 6ª maior do mundo (em janeiro de 2021). Conta com uma frota de 224 navios, incluindo 6 mega-navios de 20.000 TEU, numa rede de 130 serviços de linha que cobre mais de 120 países ao redor do mundo, mais de 200 portos de escala.
Atualmente, a ONE tem mais de 14.000 contentores refrigerados. No que toca aos navios ultra grandes, a companhia opera com 10 navios da classe Millau Bridge (14k – ex-K-Line), 15 da classe Bird (14K – ex-NYK), 7 da classe Magenta (14K – encomendados pela NYK e recebidos depois da constituição da ONE) e 6 da classe Triumph (20K – ex-MOL). A ONE anunciou, em Dezembro, a encomenda de 6 navios com capacidade 24K à DSME, na Coreia do Sul.
7. Evergreen Marine Corporation
A Evergreen Marine Corporation é uma companhia taiwanesa de transporte marítimo de carga e contentores. O Grupo Evergreen inclui as subsidiárias Uniglory Marine Corporation, Evergreen UK Ltd e Italia Marittima S.p.A.
As principais rotas comerciais da empresa são entre o Extremo Oriente e os países do hemisfério sul, as Américas e o norte da Europa e o Mediterrâneo Oriental. Opera, ainda, rotas entre a Europa e a costa leste da América do Norte e entre a Ásia e o Oriente Médio.
A empresa faz escala em 240 portos em todo o mundo e a sua frota, de mais de 200 navios porta-contentores, inclui 5 navios da classe Triton (14K+) e 11 da classe Golden (20K). Tem outros 4 navios 20K encomendados.
8. Hyundai Merchant Marine
Hyundai Merchant Marine (HMM) é uma companhia marítima sul-coreana com operação a nível mundial através de uma frota composta por mais de 130 navios. A empresa cobre cerca de 50 rotas marítimas para mais de 100 portos em todo o mundo. Além de soluções de embarque internacional, a HMM também oferece aos seus clientes soluções customizadas de cadeia de abastecimento para cargas secas, refrigeradas e especializadas.
Além de uma frota marítima moderna, a HMM também possui uma rede internacional de terminais, ferrovias, camiões e escritórios para fornecer serviços logísticos integrados e eficientes. Na sua atual frota opera com 8 navios da classe Nuri (15K) e 12 mega-navios da classe Algeciras (24K), os maiores da atualidade.
9. Yang Ming Marine Transport Corp.
A Yang Ming Marine Transport Corporation (Yang Ming) foi fundada em 28 de dezembro de 1972, na ilha chinesa de Taiwan e oferece serviços regulares de transporte contentorizado de primeira linha na Ásia, Europa, América e Austrália.
Em Janeiro de 2021, a Yang Ming opera uma frota de 101 navios (90 porta-contentores) com capacidade operacional de 618 mil TEUS (6,985 milhões de D.W.T), fornecendo serviços de transporte e logística internacionais em 70 países e 170 portos mundiais. As subsidiárias da empresa incluem Kuang Ming Shipping Corporation, Jing Ming Transport Company e Yes Logistics Corporation. A empresa também possui uma unidade de logística e terminais de contentores em Taiwan, Bélgica, Holanda e Estados Unidos. Na sua frota conta com 20 navios da classe W (14K).
10. ZIM Integrated Shipping Services
A ZIM Integrated Shipping Services é a maior empresa de navegação de Israel e uma importante transportadora internacional. A sede está situada em Haifa, Israel; tem filiais em Norfolk, na Virginia (EUA) e Hamburgo, Alemanha. A ZIM também possui 170 escritórios de representação em todo o mundo.
A empresa possui uma frota de última geração composta por 80 navios e atende 180 portos de escala em todo o mundo. Os serviços da ZIM incluem transporte de carga seca e refrigerada, bem como transporte terrestre.
11. Wan Hai Lines
Wan Hai Line Ltd é uma empresa privada chinesa de Taiwan que oferece um enorme portfólio de soluções de transporte e logística internacionais, operações de terminal portuário de contentores, serviços de fretamento, compra e venda de navios e contentores.
A empresa é a única transportadora com base em Taiwan que possui terminais exclusivos em Keelung, Taichung e Kaohsiung. Das 20 rotas internacionais de Wan Hai, 15 rotas param nos principais portos comerciais mundiais.
A Wan Hai opera uma frota de 72 navios próprios e 24 navios fretados. Como parte do mais recente plano de renovação da frota da empresa, eles têm um contrato de construção naval para 20 novos navios, entre feeders e Panamaxes. Este desenvolvimento vai garantir que a empresa continue no topo da demanda crescente.
Apesar de ser um player dos mercados emergentes marítimos mais longínquos, a sua cobertura permite-lhe ter uma presença muito razoável no mercado feeder do Extremo Oriente e do Subcontinente Médio Oriente / Índico.
12. PIL (Pacific International Lines)
A PIL possui uma frota de cerca de 95 navios (contentores, granéis sólidos, polivalentes) com capacidade de mais de 300.000 TEUs. A PIL opera 12 navios de 11.800 TEU da classe PIL-P. A empresa emprega mais de 18.000 funcionários globalmente, escalando, regularmente, cerca de 500 portos em quase 100 países em todo o mundo.
Em março de 2015, a PIL assumiu a propriedade da Mariana Express Lines (MELL) de Singapura e em 2017, celebrou com a COSCO um contrato de fretamento mútuo, para fornecer e trocar navios durante os períodos de pico de procura de transporte. As principais rotas da empresa são entre Ásia, África e Médio Oriente, embora opere para a América do Norte, Mar Negro, Austrália, Nova Zelândia e Índia.
Figura 2:. A título meramente acessório, refira-se que o Grupo Sousa é a única empresa portuguesa que surge classificada, pela Alphaliner, entre as 100 maiores, no 91º lugar, com uma capacidade de 6.778 TEU.
Notas finais:
a. A simbologia K utilizada no texto significa 1 milhar de TEU – twenty equivalente unity – unidade contentorizada de 20 pés.
b. Neste artigo, uso a sigla VLCS (Very Large Container Ship) para todos os navios Post-Panamax com capacidade de até 12.000 TEU. Para navios porta-contentores com capacidade superior utilizo a sigla ULCS (Ultra Large Container Ship).
c. As classes de navios referidas ao longo do texto são, na sua maioria, designações comerciais das transportadoras, não obedecendo a quaisquer critérios técnicos em concreto, algumas delas correspondendo ao nome do primeiro navio da série.
d. As 12 maiores aqui listadas representam, só por si, 86,3% da capacidade total de transporte instalada, sendo que as quatro primeiras são responsáveis por 57,8% dessa capacidade.
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