22 de janeiro de 2021

As doze maiores do transporte marítimo em contentores

Apresento, por ordem de grandeza, as 12 principais empresas internacionais de transporte marítimo contentorizado, levando em conta a capacidade em TEUs dos respetivos navios porta-contentores. As classificações baseiam-se nos dados da Alphaliner em 20 de janeiro de 2021, que lista as maiores empresas de transporte marítimo de carga do mundo.

Quadro I - Resumo

Pos

Empresa

Fundação

Sede

Receita

USD x 109

Funcionários

TEU’s

Grupo A.P. M. Maersk

1904

Copenhaga, Dinamarca

9,6

76.000

4.131.359

M.S.C.

1970

Genebra, Suíça

28,19

70.000

3.858.474

COSCO

1961

Pequim, R.P.C.

11,223

130.000

3.041.383

CMA CGM

1978

Marselha, França

23,48

110.000

3.022.391

Hapag-Lloyd

1970

Hamburgo, Alemanha

13,941

12.900

1.735.574

ONE

2017

Singapura

2,87

14.000

1.597.727

Evergreen

1968

Taoyuan City, Taiwan

4,45

10.000

1.281.322

H.M.M.

1976

Seul, Coreia Sul

4,6

4.000

718.967

Yang Ming

1972

Keelung, Taiwan

5,07

5.300

618.779

10º

ZIM

1945

Haifa, Israel

3,3

4.200

379.981

11º

W.A.L.

1965

Taipei, Taiwan

2,56

3.900

327.710

12º

P.I.L.

1967

Singapura

4,04

18.000

278. 896

1. Grupo A.P. Moller-Maersk

O Grupo A.P. Moller-Maersk é um conglomerado empresarial dinamarquês e o maior operador de navios de abastecimento e porta-contentores do mundo. A empresa possui várias subsidiárias principais (incluindo Maersk Line, APM Terminals e Maersk Container Industries) que fornecem serviços de transporte e logística. As subsidiárias que estão ligadas ao setor de energia incluem Maersk Supply Services, Maersk Oil, Maersk Drilling e Maersk Tankers. O Grupo Maersk opera em 130 países e transporta cerca de USD 675 mil milhões de mercadorias por ano.

Na sua frota de navios porta-contentores celulares acima dos 14K, a Maersk tem 8 navios de classe E (14K), 11 de classe H (15K), 20 de classe TE de 1ª geração (18K) e 11 de classe TE de 2ª geração ((20K).

2. Mediterranean Shipping Company S.A. (MSC)

A Mediterranean Shipping Company é uma fornecedora privada e global de soluções de transporte e logística. Com a sua frota de mais de 500 navios porta-contentores e capacidade de quase 4 milhões de TEU, a MSC é um gigante do comércio internacional entre as principais economias do mundo e os mercados emergentes.

A MSC escala em 500 portos nas suas 200 rotas comerciais em todo o mundo, operando tanto carga seca como frigorífica. A MSC também oferece serviços de transporte intermodal que incluem porta a porta, fábrica ao consumidor e uma combinação de soluções logísticas de transporte terrestre. A empresa tem, ainda, um portfólio crescente de investimentos em terminais portuários.

Na sua frota de navios porta-contentores celulares acima dos 15K, a MSC conta com 6 navios da classe London (16K), 14 da classe Pegasus (19K), 6 da classe Olympic (19K+) e 12 da classe Gülsün (23K). Desta última classe tem, ainda, outros 4 em construção.

3. China COSCO

A China Ocean Shipping Company (COSCO Group) é uma empresa fornecedora de transporte e logística de propriedade do governo da República Popular da China. As subsidiárias da COSCO incluem COSCO Shipping Co Ltd, OOCL, Shanghai Pan Asia Shipping, New Golden Sea e Coheung.

O Grupo COSCO possui mais de 360 ​​navios de granéis sólidos e 10.000 navios. A frota da COSCO escala em mais de mil portos por todo o mundo. A empresa é a maior transportadora de granéis sólidos de todo o mundo.

No que toca a navios ULCS na sua frota, opera com 5 navios da classe Himalayas (15K), 5 da classe Globe (18K+), 11 da classe Constellation (20K), 6 da classe Universe (21K) e 6 da classe G (21K), esta última após aglutinação da OOCL.

4. Grupo CMA CGM

O nome do CMA CGM Group é um acrónimo das suas duas empresas antecessoras, Compagnie Maritime d'Affrètement (CMA) e Compagnie Générale Maritime (CGM), e é uma empresa que oferece uma ampla gama de serviços de navegação internacionais, com sede em Marselha.

A empresa oferece soluções que incluem gestão de frotas de navios e contentores, entrega de cargas e logística. O Grupo CMA CGM escala mais de 420 portos comerciais mundiais e opera uma frota de cerca de 500 navios.

O Grupo CMA CGM foi o primeiro armador a colocar ao serviço porta-contentores totalmente propulsionados a gaz natural com o “CMA CGM Jacques Saadé” (que dá nome a uma série de 9 navios com capacidade para 23 mil TEU que são, na atualidade, os maiores navios do mundo movidos a GNL).

A sua frota de ULCS completa-se com 6 navios da classe A. Lincoln (14K), 14 da classe Explorer (14/15K), 11 da classe Argentina (15K) e 3 da classe Antoine de Saint Exupery (20K+).


Figura 1: A classe Jacques Saadé é uma série de 9 navios, cada um com capacidade de 23.000 TEUs, construídos pela China State Shipbuilding Corporation (CSSC) para a companhia de navegação francesa CMA CGM. Os motores serão movidos a gás natural liquefeito (GNL).

5. Hapag-Lloyd

A Hapag-Lloyd está sediada na Alemanha e é o maior transatlântico do país, com cinco sedes regionais em Piscataway, Hamburgo, Valparaíso e Singapura. A empresa serve 128 países através de 399 escritórios e tem uma capacidade total de pouco mais de 1,7 milhões de TEU.

A frota da Hapag-Lloyd escala 600 portos em todos os continentes e fornece ligações comerciais internacionais rápidas e confiáveis. A empresa é, aliás, uma importante operadora de transporte marítimo nos mercados da América Latina, Intra-América e Médio Oriente, além do Transatlântico.

Com sua moderna frota de porta-contentores frigoríficos de 237 navios, a Hapag-Lloyd oferece um total de 118 serviços de linha em todo o mundo. Opera, ainda, uma frota de ULCS constituída por 15 navios da classe A-15 (15K) e 6 da classe A-18 (18K). Além disso, a empresa anunciou, publicamente, a encomenda ao estaleiro sul-coreano Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) de 6 navios de mais de 23.500 TEU, no valor total de mil milhões de USD.

6. ONE (Ocean Network Express)

A Ocean Network Express foi criada em 7 de julho de 2017 pela integração da linha K-Line , Mitsui O.S.K. Lines (MOL) e Nippon Yusen Kaisha (NYK).

A Holding foi constituída no Japão, tendo sido criada em Singapura, em simultâneo, uma sociedade de gestão empresarial. Foram estabelecidas sedes regionais em Hong Kong, Singapura, Reino Unido, EUA e Brasil e a operação foi iniciada em abril de 2018.

Em resultado da integração, a frota da ONE aproxima-se dos 1.600.000 TEU, a 6ª maior do mundo (em janeiro de 2021). Conta com uma frota de 224 navios, incluindo 6 mega-navios de 20.000 TEU, numa rede de 130 serviços de linha que cobre mais de 120 países ao redor do mundo, mais de 200 portos de escala.

Atualmente, a ONE tem mais de 14.000 contentores refrigerados. No que toca aos navios ultra grandes, a companhia opera com 10 navios da classe Millau Bridge (14k – ex-K-Line), 15 da classe Bird (14K – ex-NYK), 7 da classe Magenta (14K – encomendados pela NYK e recebidos depois da constituição da ONE) e 6 da classe Triumph (20K – ex-MOL). A ONE anunciou, em Dezembro, a encomenda de 6 navios com capacidade 24K à DSME, na Coreia do Sul.

7. Evergreen Marine Corporation

A Evergreen Marine Corporation é uma companhia taiwanesa de transporte marítimo de carga e contentores. O Grupo Evergreen inclui as subsidiárias Uniglory Marine Corporation, Evergreen UK Ltd e Italia Marittima S.p.A.

As principais rotas comerciais da empresa são entre o Extremo Oriente e os países do hemisfério sul, as Américas e o norte da Europa e o Mediterrâneo Oriental. Opera, ainda, rotas entre a Europa e a costa leste da América do Norte e entre a Ásia e o Oriente Médio.

A empresa faz escala em 240 portos em todo o mundo e a sua frota, de mais de 200 navios porta-contentores, inclui 5 navios da classe Triton (14K+) e 11 da classe Golden (20K). Tem outros 4 navios 20K encomendados.

8. Hyundai Merchant Marine

Hyundai Merchant Marine (HMM) é uma companhia marítima sul-coreana com operação a nível mundial através de uma frota composta por mais de 130 navios. A empresa cobre cerca de 50 rotas marítimas para mais de 100 portos em todo o mundo. Além de soluções de embarque internacional, a HMM também oferece aos seus clientes soluções customizadas de cadeia de abastecimento para cargas secas, refrigeradas e especializadas.

Além de uma frota marítima moderna, a HMM também possui uma rede internacional de terminais, ferrovias, camiões e escritórios para fornecer serviços logísticos integrados e eficientes. Na sua atual frota opera com 8 navios da classe Nuri (15K) e 12 mega-navios da classe Algeciras (24K), os maiores da atualidade.

9. Yang Ming Marine Transport Corp.

A Yang Ming Marine Transport Corporation (Yang Ming) foi fundada em 28 de dezembro de 1972, na ilha chinesa de Taiwan e oferece serviços regulares de transporte contentorizado de primeira linha na Ásia, Europa, América e Austrália.

Em Janeiro de 2021, a Yang Ming opera uma frota de 101 navios (90 porta-contentores) com capacidade operacional de 618 mil TEUS (6,985 milhões de D.W.T), fornecendo serviços de transporte e logística internacionais em 70 países e 170 portos mundiais. As subsidiárias da empresa incluem Kuang Ming Shipping Corporation, Jing Ming Transport Company e Yes Logistics Corporation. A empresa também possui uma unidade de logística e terminais de contentores em Taiwan, Bélgica, Holanda e Estados Unidos. Na sua frota conta com 20 navios da classe W (14K).

10. ZIM Integrated Shipping Services

A ZIM Integrated Shipping Services é a maior empresa de navegação de Israel e uma importante transportadora internacional. A sede está situada em Haifa, Israel; tem filiais em Norfolk, na Virginia (EUA) e Hamburgo, Alemanha. A ZIM também possui 170 escritórios de representação em todo o mundo.

A empresa possui uma frota de última geração composta por 80 navios e atende 180 portos de escala em todo o mundo. Os serviços da ZIM incluem transporte de carga seca e refrigerada, bem como transporte terrestre.

11. Wan Hai Lines

Wan Hai Line Ltd é uma empresa privada chinesa de Taiwan que oferece um enorme portfólio de soluções de transporte e logística internacionais, operações de terminal portuário de contentores, serviços de fretamento, compra e venda de navios e contentores.

A empresa é a única transportadora com base em Taiwan que possui terminais exclusivos em Keelung, Taichung e Kaohsiung. Das 20 rotas internacionais de Wan Hai, 15 rotas param nos principais portos comerciais mundiais.

A Wan Hai opera uma frota de 72 navios próprios e 24 navios fretados. Como parte do mais recente plano de renovação da frota da empresa, eles têm um contrato de construção naval para 20 novos navios, entre feeders e Panamaxes. Este desenvolvimento vai garantir que a empresa continue no topo da demanda crescente.

Apesar de ser um player dos mercados emergentes marítimos mais longínquos, a sua cobertura permite-lhe ter uma presença muito razoável no mercado feeder do Extremo Oriente e do Subcontinente Médio Oriente / Índico.

12. PIL (Pacific International Lines)

A PIL possui uma frota de cerca de 95 navios (contentores, granéis sólidos, polivalentes) com capacidade de mais de 300.000 TEUs. A PIL opera 12 navios de 11.800 TEU da classe PIL-P. A empresa emprega mais de 18.000 funcionários globalmente, escalando, regularmente, cerca de 500 portos em quase 100 países em todo o mundo.

Em março de 2015, a PIL assumiu a propriedade da Mariana Express Lines (MELL) de Singapura e em 2017, celebrou com a COSCO um contrato de fretamento mútuo, para fornecer e trocar navios durante os períodos de pico de procura de transporte. As principais rotas da empresa são entre Ásia, África e Médio Oriente, embora opere para a América do Norte, Mar Negro, Austrália, Nova Zelândia e Índia.


Figura 2:. A título meramente acessório, refira-se que o Grupo Sousa é a única empresa portuguesa que surge classificada, pela Alphaliner, entre as 100 maiores, no 91º lugar, com uma capacidade de 6.778 TEU.

Notas finais:

a.    A simbologia K utilizada no texto significa 1 milhar de TEU – twenty equivalente unity – unidade contentorizada de 20 pés.

b.    Neste artigo, uso a sigla VLCS (Very Large Container Ship) para todos os navios Post-Panamax com capacidade de até 12.000 TEU. Para navios porta-contentores com capacidade superior utilizo a sigla ULCS (Ultra Large Container Ship).

c.    As classes de navios referidas ao longo do texto são, na sua maioria, designações comerciais das transportadoras, não obedecendo a quaisquer critérios técnicos em concreto, algumas delas correspondendo ao nome do primeiro navio da série.

d.    As 12 maiores aqui listadas representam, só por si, 86,3% da capacidade total de transporte instalada, sendo que as quatro primeiras são responsáveis por 57,8% dessa capacidade.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário