Os EUA tentam apreender cerca de 2 milhões de barris do que consideram ser petróleo iraniano
Os EUA estão a tentar apreender cerca de 2 milhões de barris do que consideram ser petróleo iraniano, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, numa última tentativa de Washington bloquear as exportações de energia da República Islâmica.
O petróleo está a bordo do Achilleas, com bandeira da Libéria, que se dirige para os EUA depois do Departamento de Justiça ter emitido uma ordem de apreensão, disseram as fontes, sob anonimato. A ordem sucedeu antes da investidura de Joe Biden em 20 de janeiro.
O proprietário grego do Achilleas, Capital Ship Management Corp., alertou as autoridades dos Estados Unidos para a possibilidade de que, sem o seu conhecimento, terá transportado petróleo bruto iraniano, depois de inicialmente acreditar que a carga tinha origem no Iraque, segundo as fontes. O navio está totalmente carregado e pode transportar mais de 2 milhões de barris, de acordo com os documentos de embarque.
O Irão tem vindo a bombear cerca de 2 milhões de barris de petróleo por dia em dezembro, de acordo com dados compilados pela Bloomberg, acreditando que a administração Biden tenha uma linha de conduta mais branda que a do seu antecessor. Da atual produção, apenas cerca de 10% é exportada, a maior parte para a China.
O Achilleas, um navio conhecido como Very Large Crude Carrier, recebeu a sua carga de petróleo de outro navio no porto de Fujairah nos Emirados Árabes Unidos, em novembro. De acordo com os documentos de embarque, o Achilleas deveria partir para Muscat, capital de Omã.
O seu sistema de rastreamento foi desligado entre 1 e 13 de janeiro, quando navegava perto da África do Sul, segundo dados compilados pela Bloomberg. Agora navega pelo Oceano Atlântico Sul.
Sem comentários:
Enviar um comentário