23 de janeiro de 2021

750 Contentores perdidos no Pacífico e as operadoras pressionadas para reduzir carga

O mau tempo no Pacífico Norte foi a causa apontada pela perda de contentores a bordo de um dos navios porta-contentores da Maersk. Este é o terceiro incidente recente de perda de contentores no Pacífico.

A Maersk comunicou que, aproximadamente, 750 contentores haviam sido perdidos no mar pelo Maersk Essen, um navio de 148.723 dwt com capacidade para 13.100 TEU. A perda ocorreu em 16 de janeiro (há uma semana), mas a linha não forneceu detalhes sobre a localização do navio. De acordo com o rastreamento fornecido pela Pole Star, o Maersk Essen estaria a cerca de 430 milhas náuticas NNE de Honolulu por volta das 1800 GMT de 16 de janeiro.

O navio partira de Xiamen, China em 26 de dezembro e deveria chegar a Los Angeles em 22 de janeiro, na operação da rota TP6 Ásia / Costa Oeste dos EUA da Maersk e, como tal, teria feito escalas no Vietname, Hong Kong e Yantian, antes de escalar em Xiamen.

O Maersk Essen foi, entretanto, redirecionado para o México, onde será inspecionado.

Tem sido vários os incidentes deste género nos últimos meses no Pacífico Norte. Em 30 de novembro, o mega-navio de contentores ONE Apus perdeu aproximadamente 1.800 contentores ao mar e danificou muitos outros a noroeste do Havaí. Num terceiro incidente recente, no início de novembro, o ONE Aquila também sofreu uma perda de contentores no Pacífico Norte, tendo perdido um número não divulgado de unidades, mas não inferior a uma centena e meia.

Esses eventos recentes desmentem um relatório emitido pelo World Shipping Council no verão passado, que afirmava que os incidentes de contentores perdidos no mar estavam a diminuir e representavam uma pequena percentagem do volume anual total. A WSC, nesse relatório, informava que a média ponderada dos três anos anteriores estava a diminuir, contabilizando uma perda média anual de 779 contentores no mar, entre 2017 e 2019.

Entretanto, começam a surgir pedidos para uma revisão urgente das práticas de amarração de contentores e restrições de altura de pilha depois da perda de tão grande número de contentores no Oceano Pacífico.

Hoje, parece haver pouca dúvida de que as práticas atuais para amarração e segurança de contentores a bordo dos mega-navios de contentores não são as mais adequadas para o propósito, em especial com um aumento na frequência e severidade do mau tempo, em especial, no Pacífico.

Os navios de contentores podem estar sujeitos ao rolo e a inclinações violentas, bem como a um fenómeno conhecido como rolo paramétrico, que pode fazer o navio adornar sucessivamente 30 a 40 graus ou mais, a cada bordo. Essas forças extremas podem, facilmente, quebrar as amarrações e travas de uma pilha de 10 contentores de altura, resultando em quedas no mar e a graves danos aos restantes.

Um relatório publicado no ano passado pela Agência de Investigação de Acidentes Marítimos do Reino Unido (MAIB) sobre a perda de 137 contentores no Pacífico, em janeiro de 2018, do navio CMA CGM Washington (13.460 teu de bandeira britânica), concluiu que o colapso de pilhas de contentores foi causado por uma série de fatores, incluindo cargas excessivas nos contentores.

Além disso, um artigo recente, publicado pelo Journal of Ocean Engineering and Technology, concluiu que, devido aos riscos associados à estabilidade dinâmica em navios porta-contentores, incluindo o rolamento paramétrico, os novos navios porta-contentores teriam, provavelmente, de "reduzir os volumes de carga a bordo em comparação com os navios, anteriormente, existentes”.

Fonte 



 

1 comentário:

  1. O Grande problema, é o PIAMENTO dos contentores que é muito frágil, e as companhias são muitas vezes obrigadas a abandonar os portos sem que a carga esteja devidamente estivada, e a excessiva redução das tripulações, e outro factor que origina esta situação !!!!!!

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