23 de janeiro de 2021

RoRo recebe duas velas de rotor de 35 m de altura

A Norsepower, fornecedora de sistemas auxiliares de propulsão eólica, com sede na Finlândia, instalou com sucesso duas velas rotativas de 35 metros num navio da SEA-CARGO, uma operadora de logística no mercado do Mar do Norte.

Segundo foi explicado na apresentação, estas são as primeiras velas rotativas inclináveis do mundo, demonstrando que os navios que têm de percorrer rotas com restrição de altura podem beneficiar, na mesma, desta solução de economia de combustível e emissões poluentes.

De acordo com a análise conduzida pelas Norsepower e SEA-CARGO, a instalação a bordo do Conector SC, um navio roll-on / roll-off de porta lateral, com uma arqueação bruta de 12.251 grt, pode conseguir uma redução de consumo de combustível, custo com combustível e emissões de carbono de até 25%. Em boas condições de vento, o navio manterá a velocidade de serviço regular apenas navegando à vela.

O SC Connector, que navega entre o oeste da Noruega e Dinamarca, Holanda, Suécia e Polónia, transita sob várias pontes e linhas de alta tensão, exigindo que as velas de rotor se inclinem, até quase na horizontal, para quando for necessária a passagem sob esses obstáculos.

A Norsepower Rotor Sail Solution é a primeira tecnologia de propulsão eólica auxiliar comprovada por terceiros e comercialmente operacional para a indústria marítima global. A solução é totalmente automatizada, detetando as condições ideais de vento e, assim, gerar economia de combustível e emissões, iniciando, de forma automática, as velas do rotor.

Assistir a vídeo 

Fonte 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário