Desde o início da contentorização, os navios cresceram de uma forma que seria inimaginável há 50 anos.
Por maior que seja, o HMM Algeciras é apenas um de uma nova geração de navios porta-contentores tão gigantescos, que superam, em quase o dobro, os navios construídos há apenas uma década. Frequentemente, mais longos do que três campos de futebol e mais largos que o Canal do Panamá, os navios de mais de USD 100 milhões navegam lotados com mercadorias de fabrico asiático que satisfazem as listas de compras e lojas em todo o Mundo. A carga máxima deste navio de 23.900 contentores de 20 pés de comprimento poderia encher um comboio que se estenderia por mais de 138 quilómetros.
Isto é um desafio para os portos do mundo. A acessibilidade náutica, canais seguros através de rios, barras e enseadas devem estar garantidos. A infraestrutura rodoviária e ferroviária dentro e em redor do porto deve ser capaz de transportar a carga. Os terminais de contentores portuários têm, em todo o mundo, investido em equipamentos de manuseio de última geração para que os gigantes do oceano possam ser atendidos com rapidez e eficiência.
A frota mundial é composta por quase 5.200 navios porta-contentores com capacidade de 21 milhões de contentores (TEU). Para se manterem competitivos nos dias de hoje, os armadores e operadores estão sob pressão crescente para otimizar a utilização de ativos, cumprir as regulamentações ambientais e padrões de segurança internacionais e melhorar o desempenho do navio ao máximo.
Surgiu, agora, uma nova era no transporte sustentável de contentores. Reduzir as emissões de GEE na indústria é uma obrigação, pois os navios de carga, de per si, são responsáveis por 3% das emissões mundiais de CO2. E há muitas maneiras de alcançar resultados impressionantes neste objetivo. Da conversão para GNL e combustíveis alternativos ao aumento do tempo de atividade e planeamento de rota otimizado, existem muitas soluções que podem ser usadas e que, em simultâneo, fazem sentido do ponto de vista económico.
A capacidade dos navios porta-contentores é medida em unidades equivalentes a vinte pés (TEU). Um contentor de unidade equivalente de vinte pés (TEU) mede cerca de 20 pés de comprimento, 8 pés de largura e 8 pés de altura.
No quadro, cada um dos navios listados é o primeiro de uma série (classe), surgindo na coluna da direita o número total de navios construídos (ou a terminar a construção e ainda não entregues).
Ord |
Nome |
TEU |
GRT |
Classe |
Ttl |
1º |
HMM Algeciras |
23.964 |
228.283 |
Algeciras-class (a) |
7 |
2º |
HMM Oslo |
23.820 |
232.311 |
Algeciras-class (b) |
5 |
3º |
MSC Gülsün |
23.756 |
232.618 |
Gülsün-class (c) |
6 |
4º |
MSC Mina |
23.656 |
228.741 |
Gülsün-class (d) |
5 |
5º |
CMA CGM Jacques Sadeé |
23.112 |
236.583 |
Jacques Saadé-class |
9 |
6º |
OOCL Hong Kong |
21.413 |
210.980 |
G-class |
6 |
7º |
COSCO Shipping Universe |
21.237 |
215.553 |
Universe-class |
6 |
8º |
CMA CGM Antoine St Exupéry |
20.965 |
217.673 |
Antoine St Exupéry class |
3 |
9º |
Madrid Maersk |
20.568 |
214.286 |
Triple E class 2nd gen. |
11 |
10º |
MOL Truth |
20.182 |
210.691 |
Triumph-class (e) |
2 |
11º |
MOL Triumph |
20.170 |
219.775 |
Triumph-class (f) |
4 |
12º |
Ever Golden |
20.160 |
219.079 |
Golden-class |
11 |
13º |
COSCO Shipping Taurus |
20.119 |
194.864 |
Constellation-class (g) |
5 |
14º |
COSCO Shipping Aries |
19.273 |
196.670 |
Constellation-class (h) |
6 |
15º |
MSC Oscar |
19.224 |
192.237 |
Olympic-class |
6 |
(a) Construção da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (23.964TEU);
(b) Construção da Samsung Heavy Industries (23.820 TEU);
(c) Construção da Samsung Heavy Industries (23.756 TEU);
(d) Construção da Deawoo Shipbuilding and Marine Engineering (23.656 TEU);
(e) Construção da Imabari Shipbuilding (20.182 TEU);
(f) Construção da Samsung Heavy Industries (20.170 TEU);
(g) Construção da Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (20.119 TEU);
(h) Construção da Nantong Cosco KHI Ship Engineering (19.273 TEU)
Uma última nota: todos os ULCS maiores que 18.000 TEU operam, invariavelmente, no comércio de alta densidade Norte da Europa-Extremo Oriente. A capacidade média de todos os navios de todos os tamanhos que hoje operam por todo o mundo é de 15.000 TEU.
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