22 de janeiro de 2021

Os maiores porta-contentores da atualidade

Desde o início da contentorização, os navios cresceram de uma forma que seria inimaginável há 50 anos.

Por maior que seja, o HMM Algeciras é apenas um de uma nova geração de navios porta-contentores tão gigantescos, que superam, em quase o dobro, os navios construídos há apenas uma década. Frequentemente, mais longos do que três campos de futebol e mais largos que o Canal do Panamá, os navios de mais de USD 100 milhões navegam lotados com mercadorias de fabrico asiático que satisfazem as listas de compras e lojas em todo o Mundo. A carga máxima deste navio de 23.900 contentores de 20 pés de comprimento poderia encher um comboio que se estenderia por mais de 138 quilómetros.

Isto é um desafio para os portos do mundo. A acessibilidade náutica, canais seguros através de rios, barras e enseadas devem estar garantidos. A infraestrutura rodoviária e ferroviária dentro e em redor do porto deve ser capaz de transportar a carga. Os terminais de contentores portuários têm, em todo o mundo, investido em equipamentos de manuseio de última geração para que os gigantes do oceano possam ser atendidos com rapidez e eficiência.

A frota mundial é composta por quase 5.200 navios porta-contentores com capacidade de 21 milhões de contentores (TEU). Para se manterem competitivos nos dias de hoje, os armadores e operadores estão sob pressão crescente para otimizar a utilização de ativos, cumprir as regulamentações ambientais e padrões de segurança internacionais e melhorar o desempenho do navio ao máximo.

Surgiu, agora, uma nova era no transporte sustentável de contentores. Reduzir as emissões de GEE na indústria é uma obrigação, pois os navios de carga, de per si, são responsáveis por 3% das emissões mundiais de CO2. E há muitas maneiras de alcançar resultados impressionantes neste objetivo. Da conversão para GNL e combustíveis alternativos ao aumento do tempo de atividade e planeamento de rota otimizado, existem muitas soluções que podem ser usadas e que, em simultâneo, fazem sentido do ponto de vista económico.

A capacidade dos navios porta-contentores é medida em unidades equivalentes a vinte pés (TEU). Um contentor de unidade equivalente de vinte pés (TEU) mede cerca de 20 pés de comprimento, 8 pés de largura e 8 pés de altura.

No quadro, cada um dos navios listados é o primeiro de uma série (classe), surgindo na coluna da direita o número total de navios construídos (ou a terminar a construção e ainda não entregues).

Ord

Nome

TEU

GRT

Classe

Ttl

HMM Algeciras

23.964

228.283

Algeciras-class (a)

7

HMM Oslo

23.820

232.311

Algeciras-class (b)

5

MSC Gülsün

23.756

232.618

Gülsün-class (c)

6

MSC Mina

23.656

228.741

Gülsün-class (d)

5

CMA CGM Jacques Sadeé

23.112

236.583

Jacques Saadé-class

9

OOCL Hong Kong

21.413

210.980

G-class

6

COSCO Shipping Universe

21.237

215.553

Universe-class

6

CMA CGM Antoine St Exupéry

20.965

217.673

Antoine St Exupéry class

3

Madrid Maersk

20.568

214.286

Triple E class 2nd gen.

11

10º

MOL Truth

20.182

210.691

Triumph-class (e)

2

11º

MOL Triumph

20.170

219.775

Triumph-class (f)

4

12º

Ever Golden

20.160

219.079

Golden-class

11

13º

COSCO Shipping Taurus

20.119

194.864

Constellation-class (g)

5

14º

COSCO Shipping Aries

19.273

196.670

Constellation-class (h)

6

15º

MSC Oscar

19.224

192.237

Olympic-class

6

(a)   Construção da Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (23.964TEU);

(b)   Construção da Samsung Heavy Industries (23.820 TEU);

(c)    Construção da Samsung Heavy Industries (23.756 TEU);

(d)   Construção da Deawoo Shipbuilding and Marine Engineering (23.656 TEU);

(e)   Construção da Imabari Shipbuilding (20.182 TEU);

(f)    Construção da Samsung Heavy Industries (20.170 TEU);

(g)   Construção da Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (20.119 TEU);

(h)   Construção da Nantong Cosco KHI Ship Engineering (19.273 TEU)

Uma última nota: todos os ULCS maiores que 18.000 TEU operam, invariavelmente, no comércio de alta densidade Norte da Europa-Extremo Oriente. A capacidade média de todos os navios de todos os tamanhos que hoje operam por todo o mundo é de 15.000 TEU.


 

 

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