A
partir de 1 de janeiro de 2020, um novo regulamento IMO entrará em vigor para
reduzir a poluição do ar provocada pelos navios em todo o mundo. Enquanto hoje
os navios podem usar combustível com até 3,5% de teor de enxofre (fora das
Áreas de Controlo de Emissões), o novo limite global de enxofre será de 0,5%.
Assim,
a Maersk antecipa-se e procura incorporar uma participação imputada aos
clientes nesse esforço de readaptação e configuração técnica dos seus navios. A
tarifa de ajuste – BAF, Bunker Adjustement Factor - está pensada para recuperar
os custos relacionados à adaptação ao novo combustível, e será cobrada
separadamente do frete marítimo base, já que o custo do combustível é uma parte
muito significativa e volátil dos custos de transporte.
O novo
BAF tem por base uma fórmula com um factor de negociação e o preço do
combustível:
Preço do combustível x factor de negociação = BAF
O preço do combustível é calculado, então, sobre o preço médio do
combustível nos principais portos de embarque em todo o mundo, enquanto o factor
comercial reflectirá o consumo médio de combustível num determinado tráfego em
resultado de variáveis como tempo de trânsito, eficiência de combustível e
desequilíbrio comercial (mais, ou menos, vazios).Fonte
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