18 de setembro de 2018

Novo factor de ajuste de combustível (BAF) apresentado pela Maersk

A partir de 1 de janeiro de 2020, um novo regulamento IMO entrará em vigor para reduzir a poluição do ar provocada pelos navios em todo o mundo. Enquanto hoje os navios podem usar combustível com até 3,5% de teor de enxofre (fora das Áreas de Controlo de Emissões), o novo limite global de enxofre será de 0,5%.
Assim, a Maersk antecipa-se e procura incorporar uma participação imputada aos clientes nesse esforço de readaptação e configuração técnica dos seus navios. A tarifa de ajuste – BAF, Bunker Adjustement Factor - está pensada para recuperar os custos relacionados à adaptação ao novo combustível, e será cobrada separadamente do frete marítimo base, já que o custo do combustível é uma parte muito significativa e volátil dos custos de transporte.
O novo BAF tem por base uma fórmula com um factor de negociação e o preço do combustível:
Preço do combustível x factor de negociação = BAF
O preço do combustível é calculado, então, sobre o preço médio do combustível nos principais portos de embarque em todo o mundo, enquanto o factor comercial reflectirá o consumo médio de combustível num determinado tráfego em resultado de variáveis como tempo de trânsito, eficiência de combustível e desequilíbrio comercial (mais, ou menos, vazios).
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