25 de setembro de 2018

Gregos tentam inverter desmotivação profissional pelo Mar

O novo ano escolar na Grécia, iniciado há dias, acolheu o primeiro liceu profissional privado, para adolescentes de 14 a 17 anos, na ilha de Chios, com o objectivo específico de direccionar a juventude para as profissões marítimas, tentando voltar à gloriosa tradição marítima da ilha.
Há muito que a Ilha de Chios fornece à Grécia capitães, engenheiros, marinheiros e armadores, um dos quais, o capitão Panagiotis Tsakos, criou a Fundação Maria Tsakos, que agora financia o primeiro liceu profissional privado da Grécia, orientado para a educação marítima, a Escola Náutica de Ensino Melhorado Tsakos (TEENS ).
A TEENS abriu com uma 1ª turma de 20 alunos, mas tem capacidade para receber até 60 alunos em todas as três séries do ensino médio grego. Embora ofereça as mesmas oportunidades que os liceus profissionais do Estado Grego, com acesso às universidades, a nova escola tem o “extra” de providenciar aos estudantes a oportunidade de trabalharem como estagiários no grupo diversificado Tsakos, se assim o desejarem.
Na verdade, a Ilha de Chios está a transformar-se num centro internacional de pesquisa e educação. O objectivo do TEENS é reverter a tendência do número de oficiais gregos embarcados na Grécia, país que se orgulha da sua grande tradição marítima e vê com preocupação a diminuição do número de profissionais marítimos gregos.
O novo liceu também empregará uma aplicação pioneira de e-learning desenvolvida na Grécia, o SQLearning, que permite a cooperação ideal entre professores, alunos e pais. O Sr. Belegris (presidente da Fundação) disse que o objectivo da mesma é melhorar a educação marítima na ilha e, em geral, na Grécia, sabendo-se que cerca de 20% da frota mercante global pertence a armadores gregos.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário