Após
o trágico incêndio no Maersk Honam no início deste ano, que provocou cinco
mortos, a Maersk Line tem novas directrizes para a estiva de cargas perigosas
em todos os 750 navios da frota.
O
conjunto de regras Estiva de Mercadorias Perigosas Baseada no Risco foi
desenvolvido com o objectivo de minimizar o risco para a tripulação, carga,
meio ambiente e navio em caso de incêndio.
Os
incêndios em contentores, como o ocorrido no Mearsk Honam, têm sido um flagelo,
levando à perda de vidas e a sérios danos aos navios. Os incêndios também são
extremamente difíceis de extinguir e, no caso do Maersk Honam, embora a
tripulação tenha activado o sistema interno de CO2, este não apagou o incêndio.
A
Maersk avaliou mais de 3.000 números da ONU para cargas perigosas e convocou um
workshop com a sociedade
classificadora ABS e outras partes interessadas do sector para validar as novas
directrizes.
De
acordo com elas, as cargas cobertas pelo código IMDG não serão mais estivadas
próximas ao casario nem à instalação principal de propulsão, sendo que abaixo
do convés e no meio da embarcação apenas existirão áreas consideradas como de
baixa tolerância.
A Maersk também está a rever as suas políticas de regras de aceitação de
cargas de produtos perigosos.Fonte
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