22 de março de 2023

São esperados 89 novos mega-navios porta-contentores este ano

Em 2023, as onze maiores transportadoras marítimas do mundo, que incluem nove membros das três alianças globais, bem como a ZIM e a Wan Hai Lines, devem adicionar 89 grandes navios porta-contentores às suas frotas, de acordo com a Alphaliner.

Este desenvolvimento está prestes a ter um impacto significativo na indústria naval global.

Para se perceber o contexto, o termo “grande” neste caso refere-se a três categorias de navios: megamax (MGX) que pode transportar até 24.000 unidades equivalentes a vinte pés (TEU), navios neopanamax (NPX) com capacidade a variar de 13.000 a 15.000 TEU, e “outros” navios de linha principal com capacidade igual ou superior a 7.000 TEU (XXX).

Este número inclui nada menos que 31 navios megamax. A MSC, só por si, responderá por quase metade deles, aguardando a entrega de 14 unidades. Dependendo da procura no mercado, alguns desses navios podem ser adiados para 2024.

“Este ano, portanto, veremos a chegada de uma “onda” de entrega de navios de contentores que segue o frenesi de pedidos de 2020 e 2021. Pelo menos por enquanto, parece que toda essa tonelagem extra atingirá o mercado de linha num momento de fraca procura”, segundo a Alphaliner.

Leia mais aqui 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário