13 de setembro de 2022

Portos da China fecham pela 2ª vez, em 10 dias, devido a Tufão

Outro tufão levou os portos de Xangai e Ningbo a fecharem pela segunda vez, em 10 dias, com os despachantes a antever um “efeito cascata” de atrasos nos embarques.

Embora mais fraco que o tufão Hinnamor – que viu Xangai, Ningbo e Busan suspenderem todas as operações na semana passada – o tufão Muifa vem direto a Xangai amanhã, de acordo com o Centro Conjunto de Alerta de Tufões dos EUA.

A Norman Global Logistics (NGL) disse aos clientes que os terminais de contentores Yangshan de Xangai deveriam interromper a operação portuária às 19h, horário local de hoje, enquanto os terminais Waigaoqiao e Yangshan seriam totalmente fechados às 8h de amanhã.

Os terminais e parques de contentores de Ningbo já estavam fechados esta manhã, disse a NGL.

Uma porta-voz da Dimerco disse que o Muifa deve atingir Xangai em “menos de 24h”, mas acrescentou que o transporte rodoviário seria “perigoso” durante o impacto do tufão.

“Os horários das frotas estão complicados há muito tempo”, acrescentou. “Não esperamos nenhum impacto notável, além disso, o mercado está super lento.”

No entanto, CH Robinson disse que os navios já aguardavam de dois a quatro dias para atracar em Xangai e Ningbo devido ao tufão Hinnamor, e observou que o impacto de Muifa “pode ser semelhante”.

Igualmente, Thomas Gronen, diretor da Fibs Logistics da Grande China, disse aos media que “este pode ter um impacto maior”, acrescentando, “Podemos esperar pelo menos dois dias de impacto nas operações portuárias, pois o tufão não se está a mover muito rápido e, em seguida, haverá um efeito cascata adicional nas próximas partidas do fim de semana”.

Xangai e Ningbo também já estão a enfrentar o aumento do congestionamento de cais, de acordo com a Linerlytica, por o efeito do tufão Hinnamnor estar a levar mais tempo do esperado a ultrapassar nos portos de Xangai, Ningbo e Busan.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário