22 de setembro de 2022

Cerca de 230 baleias-piloto encalhadas na costa da Tasmânia

Os esforços de resgate continuam para as 35 baleias sobreviventes em Ocean Beach, perto de Strahan, após o segundo encalhe em massa na Austrália em dois dias.

Quase 200 baleias-piloto encalhadas morreram na costa oeste da Tasmânia, mas os socorristas devolveram com sucesso 32 animais a águas mais profundas na quinta-feira.

Os conservacionistas marinhos lançaram uma missão de resgate na quarta-feira e os esforços continuaram durante toda a quinta-feira.

“Dúzias de baleias foram salvas e levadas para águas mais profundas”, disse Sam Gerrity, da Southwest Expeditions, que esteve envolvido no esforço de resgate e soltura.

Na manhã de quinta-feira, as autoridades disseram que apenas 35 dos 230 cetáceos em Ocean Beach haviam sobrevivido. Mas o controlador do incidente, Brendon Clark, disse na tarde de quinta-feira que 32 desses 35 animais foram resgatados.

“Ainda temos três vivos na praia do extremo norte, mas por causa das restrições de acesso, predominantemente influências das marés, simplesmente não conseguimos aceder a esses três animais com segurança hoje, mas eles serão nossa prioridade pela manhã”, disse Clark.

“Faremos a transição para as operações de recuperação e descarte de carcaças ao longo do dia.”

Clark disse que as condições expostas em Ocean Beach contribuíram para a alta taxa de mortalidade e disse que as autoridades estavam a limitar o envolvimento de voluntários apenas para aqueles com treino ou experiência anterior em vida marinha.

“Agradecemos todas as ofertas e toda a boa vontade expressa pela comunidade. É mais uma questão de ter um ambiente de trabalho seguro e pessoal qualificado e treinado.”

As condições ambientais em Ocean Beach eram muito mais difíceis em comparação com o relativo abrigo do estuário, onde outro evento de encalhe em massa ocorreu há dois anos, disse Clark.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário