8 de setembro de 2022

Conferência no COMM: “Os ciberataques na Marinha Mercante”

A Sociedade Histórica para a Independência de Portugal (SHIP), através do seu “CIRCULO DO MAR”, leva a cabo uma sessão no Clube dos Oficiais da Marinha Mercante, no próximo dia 14 de Setembro, subordinada ao tema “Os ciberataques na Marinha Mercante”.

Os ciberatques pertencem ao nosso quotidiano e a indústria e o comércio marítimos não ficarão isentos representando, hoje, uma das preocupantes ameaças à indústria de transporte marítimo. Ao longo da última década, os navios tornaram-se mais automatizados, informatizados e conectados em rede, com progressiva digitalização da informação, tanto das operações dos próprios navios, como das cargas. Na sequência desta evolução tecnológica assiste-se ao aumento da vulnerabilidade de sistemas críticos dos navios, ficando expostos a ciberataques os sistemas de navegação e de governo, equipamentos de propulsão, sistemas auxiliares, etc. São exemplo, estes ataques serem capazes de mudar a posição reportada do navio, induzir a indicação do radar, ligar e desactivar máquinas ou ainda anular sistemas de contrôle, governo e lastro, ou operação de carga e descarga. As principais ocorrências decorrem a nível das redes “wi-fi” instaladas nos navios para uso de trabalho ou de comunicação com familiares e amigos.

Apesar de toda a estrutura para evitar e conter incidentes cibernéticos, o factor humano é responsável pelo maior número de falhas, nomeadamente com falhas de formação na matéria. De reter que um ciberataque a uma companhia pode implicar várias consequências nomeadamente perdas, incluindo financeiras, interrupção de operações, impacto na reputação, custos legais e custos de intervenção e de recuperação de sistemas, entre outros.

 A sessão será apresentada pelo Coordenador do Círculo do Mar, Cte Orlando Temes de Oliveira, será moderada pelo Eng. José Anacleto e terá como oradores o Comodoro Nuno Sardinha Monteiro e o Cmg Helder Fialho de Jesus.

Lembramos que o número de lugares disponíveis é limitado, pelo que devem fazer a vossa inscrição através do email geral@comm-pt.org.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário