9 de setembro de 2022

Ativistas do Greenpeace bloqueiam navio de GNL de atracar na Suécia

Ativistas do Greenpeace Nordic impediram, hoje, o navio-tanque de gás GNL Coral Energy de descarregar sua carga de gás russo num terminal de GNL em Nynäshamn, na Suécia. Foi o mais recente de uma série de protestos que a organização ambientalista realizou contra os navios-tanque nos últimos meses, destacando as importações da Rússia e seus apelos mais amplos para acabar com o uso de combustíveis fósseis.

“O facto de que o gás fóssil russo ainda poder chegar à Suécia, mais de seis meses depois de Putin ter iniciado a invasão da Ucrânia, é inaceitável”, disse Karolina Carlsson, líder de campanha do Greenpeace Nordic. “O Parlamento deu ao governo sueco um mandato claro para interromper todas as importações de energia russa para a Suécia e é obrigação da primeira-ministra Magdalena Andersson agir sobre isso.”

Trepadores do Greenpeace ocuparam os manifolds que descarregam o gás do navio enquanto o veleiro do Greenpeace SY Witness e ativistas em caiaques impedem que o navio atraque.

O navio-tanque de gás de 12.268 dwt vinha da Finlândia e tem capacidade de transportar até 15.600 m3 de GNL, está registado na Holanda, continua a pairar no mar perto da Suécia.

A polícia local estava no terminal de gás, mas no último relatório não havia tomado nenhuma ação. Esperava-se que o protesto terminasse ao anoitecer.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário