3 de junho de 2020

12% da frota de porta-contentores mundial está inactiva


A frota inactiva de navios de transporte de contentores  atingiu um  máximo histórico de 11,7% da frota global, em termos de capacidade no final de maio, de acordo com a analista Alphaliner.
A frota ociosa de navios porta-contentores atingiu os 2,72 milhões de TEU em 25 de maio, ou seja, 11,7% da capacidade, devido a uma combinação de viagens suprimidas para mitigar o impacto da menor procura por causa da pandemia do Covid-19 e de navios fora de serviço para reequipar com depuradores do gás de escape.
Actualmente, da frota parada, 64 navios, a que correspondem a 571.858 TEU, estão a ser recondicionados com depurador de gases, o que significa que a parte da frota que está ao serviço ultrapassa a marca de 2m TEU de capacidade.
De acordo com o boletim semanal da Alphaliner, as duas maiores linhas de contentores do mundo – Maersk e MSC – são responsáveis ​​pela maior parte da frota ociosa, com um total combinado de 845.000 TEU fora de serviço. No entanto, mais da metade dessa capacidade está relacionada com navios submetidos a retrofits de depuração de gases.
A Alphaliner disse que antevê que a frota inactiva atinja o pico em breve, já que os bloqueios começam a diminuir em muitos países e a procura iniciou recuperação. "Há sinais encorajadores de que as transportadoras sobreestimaram o nível de contracção da procura em maio, e a escassez de capacidade em certas rotas já começaram a aumentar as taxas de frete spot."
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