12 de outubro de 2018

Moody's elogia os esforços dos bancos alemães em diminuir o risco

Os bancos alemães receberam boas notações da agência de classificação Moody's pelas suas reestruturações de portefólio nos últimos anos.
De acordo com seu último relatório sobre os emprestadores alemães de dinheiro para navios divulgado em 11 de Outubro, a exposição absoluta dos bancos alemães aos clientes e projectos de navios caiu para EUR39 mil milhões (USD45 mm) no final de Junho deste ano, dos anteriores EUR81 mil milhões, em 2015.
Mais importante, a exposição agregada em relação ao capital principal combinado de nível 1 foi reduzida de 100% (em 2015) para cerca de 60% no final de 2017, informa a Moody's.
Alguns bancos continuam a estar sobrecarregados pelos riscos referentes a navios, como o DVB Bank de Frankfurt e o Norddeutsche Landesbank (Nord LB), de Hanôver, que mantêm carteiras, preocupantemente, altas, com taxas de alavancagem de 9,8 e de 1,9 vezes do seu capital de nível 1, respectivamente, segundo a agência.
O Nord LB está a estudar as opções para um aumento de capital com a ajuda de investidores privados, enquanto o DVB Bank colocou parte do seu portefólio à venda no início deste ano, segundo informou a Reuters na altura.
Novos empréstimos para compra de navios, na Alemanha, têm sido marginais desde a primavera, o mesmo sucedendo por parte de outros bancos europeus. Estima-se que o volume total de empréstimos a navios por bancos europeus tenha caído de 300 mil milhões de euros em 2012 para apenas 200 mil milhões de euros no final de 2017, embora a frota mundial tenha crescido cerca de 11% no mesmo período. Enquanto isso, o apetite pelo financiamento de navios mudou para o leste, com bancos e empresas de leasing asiáticas a entrar no vazio deixado pelas empresas europeias.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário