30 de outubro de 2018

640.000 Toneladas anuais de equipamento de pesca "fantasma"

A Iniciativa Global Ghost Gear é dedicada a combater o problema das artes de pesca fantasma em todo o mundo. O equipamento fantasma é abandonado, perdido e descartado – redes de pesca, linhas e armadilhas – podem persistir no ambiente até 600 anos.
A GGGI, entretanto, anunciou uma série de compromissos para combater este problema, destacando-se:
·         O GGGI apoiará, até 2025, 30 projectos dedicados à recolha de equipamentos fantasma, em 15 países onde o problema é mais premente;
·         O GGGI compromete-se a duplicar o compromisso financeiro dos seus membros, apoiando organizações e governos até US $ 2 milhões em 2019, assegurando o efectivo redimensionamento dos projectos destinados a abordar e prevenir o problema de equipamentos fantasmas, especialmente em países em desenvolvimento;
·         O GGGI trabalhará, ainda, com os três sistemas de certificação líderes de mercado, os 13 países signatários do GGGI e a FAO (da ONU) para implementar a gestão das melhores práticas de equipamentos de pesca até 2021, incluindo a adopção das recentemente adoptadas Directrizes da FAO para Marcação de Equipamento de Pesca. No geral, o GGGI pretende estabelecer linhas de base e contribuir para alcançar uma redução líquida anual de equipamentos fantasma nos oceanos até 2030.
Estima-se que 5 a 30% do declínio de algumas espécies de peixes pode ser atribuído a "equipamento fantasma". Quando perdido, esse equipamento pode causar sofrimento aos animais marinhos que nele podem ficar presos.
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário