O corrector
e consultor de navegação Moore Stephens diz que os custos operacionais totais dos
navios deverão aumentar 2,7% em 2018 e 3,1% em 2019.
As
respostas à mais recente Pesquisa Anual dos Futuros Custos Operacionais da
empresa revelaram que a docagem a seco é a categoria de custo que provavelmente
aumentará mais significativamente entre 2018 e 2019, acompanhada pelas reparações
e manutenção. O custo da docagem a seco deverá aumentar em 2,1% em 2018 e em
2,3% em 2019, enquanto os custos com reparações e manutenção deverão aumentar
2,0% em 2018 e 2,3% em 2019.
A
pesquisa também revelou que a despesa com os salários da tripulação deve
aumentar 1,3% em 2018 e 1,9% em 2019. Outra parcela a ser afectada inclui o
custo do seguro de casco e maquinaria, esperado aumentar 1,3 por cento e 1,6
por cento em 2018 e 2019, respectivamente, enquanto para o seguro de protecção
e indemnização projectam aumentos de 1,2 por cento e 1,4 por cento,
respectivamente.
Os aumentos previstos de custos globais serão mais elevados no sector offshore, com uma média de 4,1% e 4,2%,
respectivamente, para 2018 e 2019. Em contraste, os aumentos de custos
previstos no sector de graneleiros serão de 1,8% e 2,6% nos anos
correspondentes.Fonte
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