10 de outubro de 2022

Vídeo mostra orcas a caçar um tubarão branco

Cientistas dizem que o comportamento, filmado na África do Sul, nunca foi visto em detalhes antes – e nunca do ar

Um operador de drone e piloto de helicóptero capturou imagens raras de um grupo de orcas matando um grande tubarão branco perto de Mossel Bay, na costa sul da África do Sul. Os tubarões não têm sido vistos na área desde há semanas.

Os ataques de orcas foram citados por cientistas como uma possível causa do desaparecimento das espécies de tubarões gigantes de algumas águas da costa do país.

A filmagem, capturada na tarde de 16 de maio, mostra um grupo de cinco orcas a trazer um tubarão branco de três metros, aparentemente morto, para a superfície, a 400 metros da praia de Hartenbos, de acordo com um estudo divulgado em 3 de outubro por pesquisadores da Marine Dynamics Academy de Gansbaai, África do Sul. Imagens de telefones celulares de um piloto de helicóptero na mesma área e há mesma hora mostram orcas a perseguir grandes brancos e um deles a comer o fígado de um tubarão morto.

“Esse comportamento nunca foi testemunhado em tal detalhe antes, e certamente nunca do ar”, disse a principal autora Alison Towner, candidata a doutoramento na Universidade de Rhodes, na África do Sul, de acordo com um comunicado de imprensa da Ecological Society of America, que publicou o estudo.

Minutos antes do ataque, tubarões brancos foram vistos, por vários observadores, a fugir daquela área, com alguns a nadar em águas rasas como forma de escapar às orcas. Enquanto 10 tubarões foram observados durante um voo de drone de 75 minutos no dia, apenas um foi visto em voos diários de drone nos oito dias seguintes, disseram os pesquisadores. Operadores de mergulho em gaiola, que levam turistas para observar tubarões na segurança de gaiolas submarinas, viram uma média de mais de três tubarões brancos por viagem nos 10 dias anteriores ao ataque e nenhum dos predadores nos 45 dias seguintes.

“Dada a presença previsível e bem documentada de tubarões brancos durante todo o ano em Mossel Bay, a súbita ausência de tubarões brancos por várias semanas, imediatamente após o evento de predação, apoia uma resposta direta dos tubarões brancos sobreviventes na área”, disseram os pesquisadores.

Duas orcas, conhecidas como bombordo e estibordo devido à inclinação de suas barbatanas dorsais, foram responsabilizadas por um painel nomeado pelo governo pelo desaparecimento de tubarões brancos na Cidade do Cabo, que fica a 344 quilómetros (214 milhas) a oeste de Mossel Bay, após eles matarem e comerem vários animais.

“O estudo confirmou que uma infame baleia assassina, localmente conhecida como ‘Estibordo’, fazia parte da cápsula e comeu o que se suspeitava ser um grande pedaço de fígado de tubarão na superfície do oceano”, disse a Sociedade Ecológica em comunicado, referindo-se ao ataque de Mossel Bay.

Nos dois anos anteriores a 2020, apenas foi registado um avistamento confirmado de um tubarão branco nas águas da Cidade do Cabo, em comparação com uma média de 205 por ano entre 2010 e 2016. Um padrão semelhante foi observado nas Ilhas Farallon, na Califórnia, após uma série de ataques de orcas.

No início desta semana, uma dúzia de tubarões brancos, um número incomum para esta época do ano, foi visto durante uma pesquisa aérea na costa de Plettenberg Bay, um resort popular a 114 quilómetros a leste de Mossel Bay, informou a rádio Algoa FM, citando um comunicado do município local. O município disse que os tubarões podem ter sido “desviados de Mossel Bay” pelas orcas.

Plettenberg Bay relatou dois ataques fatais a nadadores por tubarões brancos recentemente, um no final do mês passado e outro em 28 de junho. Imagens nas mídias sociais nos últimos dias mostraram grandes tubarões nadando na água, a poucos metros de profundidade, nas praias da cidade.

Os grandes tubarões brancos podem crescer até cerca de cinco metros e pesar duas toneladas. As orcas podem chegar a oito metros e pesar quatro toneladas.

Fonte com vídeo 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário