7 de junho de 2019

Um barco salva-vidas virou-se no norte de França


Um barco salva-vidas virou-se no norte de França esta sexta-feira, matando três tripulantes.
A anormalmente forte Tempestade Miguel atingiu a costa Atlântica com ventos de cerca de 120 quilómetros por hora (75 mph).
O que se conhece:

  • O barco de resgate fez-se ao mar para ajudar um navio de pesca em perigo.
  • Quatro membros da tripulação conseguiram nadar até a praia depois que a embarcação salva-vidas se virou.
  • Três helicópteros e 60 bombeiros estão envolvidos na operação para recuperar os corpos dos três socorristas falecidos.

As autoridades locais disseram que no final da manhã "um barco da SNSM [Sociedade Nacional de Salvamento Marítimo – organização de caridade pública sem fins lucrativos administrada por cerca de 8.000 voluntários] virou a 800 metros (875 jardas) da costa, ao largo de Sables d'Olonne, com sete pessoas a bordo". A tripulação tentava ajudar um barco de pesca em perigo na área. Sables d'Olonne fica a cerca de 100 quilómetros (62 milhas) ao norte de La Rochelle.
O barco de resgate foi avistado a atravessar mares revoltos, quando tentava chegar ao barco de pesca, tendo sido atirado para a costa rochosa depois que virou. O capitão do navio de pesca continua desaparecido.
Autoridades marítimas disseram que a tripulação utilizava uma das embarcações "all weather" da SNSM, especialmente projectada para ser inafundável e capaz de se auto-endireitar, em caso de virar.
As fotos tiradas antes do acidente mostram ondas a partir na proa do pequeno barco enquanto saía. Depois de virar, acabou de quilha para o ar na costa rochosa.
O mestre do barco de pesca também está desaparecido, e as autoridades disseram que provavelmente também estariam mais tripulantes a bordo. "Até agora não conseguimos encontrar o barco de pesca. Encontramos fragmentos do barco e um bote salva-vidas vazio", disse a autoridade marítima regional à AFP. O mesmo porta-voz disse que as condições do mar estão no nível cinco na escala de Douglas (6-7 de Beaufort), com ondulação superior a quatro metros de altura.
A tempestade Miguel levou o serviço meteorológico francês a colocar grandes áreas da costa do Atlântico em alerta para ventos e chuvas fortes.
Fonte 

2 comentários:

  1. Permita-me corrigir um pormenor, que não é o mais insignificante :
    Não foi no norte. Foi no oeste, na biscaia, a cerca de 1' de Sables d'Olonne.
    https://www.francetvinfo.fr/meteo/tempete/tempete-miguel/tempete-miguel-ce-que-l-on-sait-du-naufrage-d-une-vedette-de-la-snsm-aux-sables-d-olonne_3479613.html

    ResponderEliminar
  2. Sables dÒlone´por mim visitado diversas vezes é um pequeno porto comercial onde se ía carregar semente de girassol, com um pequeno porto de pesca e uma das maiores marinas que visitei.Foi lá que, pela primeira vez, vi que quase todos os barcos de pesca eram catamarans,sendo que só passados cerca de 20 anos estão a chegar a Portugal

    ResponderEliminar