De acordo com o
último relatório da revista Manning Annual Review and Forecast publicado pela
Drewry, os custos com pessoal aumentaram moderadamente nos últimos 12 meses, apesar
da diminuição da escassez de oferta de oficiais, e devem manter o subir ritmo de
subida nos próximos cinco anos.
Os custos de gestão
de tripulação (manning) subiram, em
2019, pelo segundo ano consecutivo, embora a um ritmo moderado e bem abaixo da
taxa de inflação de preços vigente. Enquanto isso, o défice nos números de
oficiais disponíveis em relação à procura diminuiu para perto do ponto de equilíbrio,
esperando-se um pequeno superavit até 2024.
"Embora houvesse algumas situações de
aumentos salariais mais elevados, elas estavam localizadas no crescente sector
de GN ", segundo o analista sénior da Drewry, Rhett Harris. “Certos graus
e níveis de experiência continuam a ser mais restritos do que o mercado geral,
como um todo. Estas bolsas tendem a ser para oficiais seniores experientes e,
em particular, segundos maquinistas.”
A Drewry estimou que
os custos agregados das tripulações aumentaram cerca de 1% em 2019, bem abaixo
da taxa prevalecente de inflação de preços, com os ratings e o salário dos oficiais a aumentar dentro dessa margem
(ver gráfico). Ainda segundo os especialistas da Drewry, a escassez de oferta
de oficiais versus procura está a diminuir, por efeito do menor crescimento da
frota do que o previsto.
“No entanto, haverá alguma variação entre os diferentes sectores.
Os custos para a tripulação de navios de carga seca e contentores subirão, provavelmente,
a um ritmo mais lento, do que em sectores como o GNL e de produtos químicos,
onde há maior procura por oficiais certificados (oferta mais escassa) para
navios especializados ”, concluiu Harris.
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