2 de agosto de 2018

Piratas nigerianos sequestram 35 marítimos no Golfo da Guiné


O Golfo da Guiné, ao largo do Delta do Níger, continua a ser a área mais perigosa do mundo para os navios mercantes, de acordo com um relatório da EOS Risk, uma empresa líder mundial em serviços profissionais de segurança.
A EOS informou que 35 tripulantes foram sequestrados de navios na área por piratas nigerianos no primeiro semestre de 2018, incluindo 11 do navio cargueiro holandês FWN Rapide, em Abril, o maior número de reféns tomados num único ataque em 2018.
O número de ataques piratas no Golfo da Guiné foi muito mais elevado em Março de 2018 do que em 2017 ou 2016 – em Março deste ano houve 16 ataques, comparados aos 12 de 2017 e 6 em 2016 – embora tenham vindo a diminuir desde então.
Apesar disso, a EOS adverte que a instabilidade política contínua no Delta do Níger, rico em petróleo, pode resultar num aumento da pirataria, especialmente no período que anteceder as eleições do próximo ano na Nigéria.
95% dos ataques registados em águas nigerianas ocorreram perto da Ilha de Bonny, a 60 milhas náuticas da costa. Os piratas que operam nessas águas estão focados no sequestro de marítimos para resgate.
Fonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário