1 de agosto de 2018

EU-NAVFOR muda-se do R.U. para Espanha devido ao Brexit

O Reino Unido perderá o comando da força naval da UE – criada para combater a pirataria ao largo da costa da Somália – quando sair da União Europeia.
A sede – actualmente em Northwood, norte de Londres – mudar-se-á para Rota, em Espanha, com algumas operações a serem desviadas para Brest, em França.
O Conselho Europeu tomou a medida "na sequência da decisão do Reino Unido de se retirar da UE". Acredita-se que cerca de 40 funcionários ingleses serão serão transferidos para outros locais.
A task force – conhecida como EU Navfor – foi criada em 2008, tendo o Conselho Europeu estendido a sua missão até 2020, mas agora a partir dos seus dois novos centros, com efeitos a partir da primavera do próximo ano, liderados pelo vice-almirante espanhol Antonio Martorell Lacave.
Tal como venho a dizer há longos meses, Portugal não aproveitou a oportunidade de ganhar alguma presença nos fóruns internacionais no que respeita ao sector marítimo/naval. É ver as grandes instituições internacionais sediadas no R.U. a escolher novos locais de estabelecimento por toda a Europa, dos P&I’s às seguradoras, dos bancos às certificadoras e nós ficamos de fora, apesar das fantásticas condições de localização e características de know-how que possuímos. Enfim…
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário