14 de novembro de 2023

Relatório “Lições aprendidas com as investigações marítimas”

O relatório das investigações a acidentes marítimos concluído em 2022 ilustra as decisões, ações e inações tomadas pelos operadores e tripulações que levaram a vítimas, por vezes mortais. Ao considerar as lições aprendidas em cada uma delas, espera-se que os marinheiros que as leiam possam fazer mudanças para evitar futuras vítimas.

No relatório assumem-se novas lições na contenção de incêndios em casas de máquinas e na prevenção de incêndios, fazendo-se recomendações tanto à Guarda Costeira dos EUA no sentido de desenvolver regulamentos e orientações e às sociedades de classificação de navios no desenvolvimento de normas para caldeiras de aquecimento de ar alimentados a óleo diesel em navios que operam nos Grandes Lagos.

De novo, fica expresso que a fadiga faz sentir a sua influência nos acidentes marítimos e como questões de manutenção e reparação, tais como reparações de motores e condições do casco, se podem tornar fatores potenciadores de acidentes.

Independentemente da causa do acidente, o relatório conclui, mais uma vez, a importância vital da utilização de tecnologia de dispositivos de localização pessoal (PLBs) no auxílio às operações de busca e salvamento, que no caso do naufrágio da embarcação SEACOR Power poderia ter salvo algumas das 13 vidas perdidas.

Vale a pena ler a secção das lições aprendidas, para podermos ponderar em como cada questão de operação comum se transformou num problema de segurança e como poderemos trabalhar para evitar uma situação semelhante na nossa vida profissional quotidiana. 

Descarregue o relatório clicando aqui 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário