19 de novembro de 2023

EMSA: Panorama Anual de Acidentes e Incidentes Marítimos 2023

A EMSA publicou a sua Visão Geral Anual de Vítimas e Incidentes Marítimos 2023, que apresenta estatísticas sobre acidentes e incidentes marítimos que abrangem o período de 1 de janeiro de 2014 a 31 de dezembro de 2022, comunicadas pelos Estados-Membros da UE.

De acordo com a Agência Europeia da Segurança Marítima (AESM), 2022 foi um ano positivo, considerando a redução ou estabilização da maioria dos indicadores de acidentes, como o número de ocorrências, navios perdidos, mortos ou feridos. Em 2022, foram reportadas 2.510 vítimas e incidentes marítimos, uma diminuição de 182 em relação a 2021 e 84 em relação a 2020.

Incidentes em números

O número total de vítimas e incidentes marítimos registrados no período de 2014 a 2022 foi de 23.814, com uma média anual de 2.646. O número de vítimas e incidentes está 5,1% abaixo da média anual e abaixo da média de 2.670 ocorrências antes da pandemia.

Depois de um pico de 106 vítimas muito graves registadas em 2018 e de um total de 75 em 2019, o número de vítimas marítimas muito graves foi de 51 em 2020, 58 em 2021 e 44 em 2022, confirmando a tendência de redução.

O indicador médio de ocorrência no período de 2014 a 2022 foi de 115, com máximo de 125 em 2019, mínimo de 101 em 2020 e 109 em 2022. Tanto os navios de passageiros quanto os de carga apresentaram os maiores indicadores médios de ocorrência de acidentados, 211 e 152, respetivamente.

Os indicadores em 2022 estão estabilizados na comparação com o ano anterior. Em relação aos navios de serviço, essa categoria apresentou o menor indicador, com média de 44 no período de 2014 a 2022. Por fim, o indicador de ocorrência em embarcações pesqueiras foi de 51, com aumento no período de 2014 a 2022.

Incidentes por local

De 2014 a 2022, as "águas interiores (zona portuária e outras)" foram os locais onde ocorreram mais de metade das vítimas e incidentes marítimos reportados, seguindo-se o "mar territorial" e o "mar aberto". Os dados de 2022 apresentam as mesmas tendências dos dados de todo o período de 2014 a 2022.

De 2014 a 2022, 45,3% das vítimas e incidentes marítimos ocorreram em área portuária, ou seja, na partida, chegada e ancorados ou atracados, enquanto o segmento 'Em rota (ou trânsito)' representou 44,0%. Finalmente, 10,7% das vítimas e incidentes marítimos ocorreram em segmentos de viagem 'Desconhecidos'.

As águas da UE no Atlântico Norte, com uma média de 22,4% das vítimas e incidentes marítimos, e as águas da UE no Mar Mediterrâneo, com uma média de 18,0% das vítimas e incidentes marítimos, foram as zonas geográficas com maior número de ocorrências, com exceção dos navios de passageiros, onde o maior número de ocorrências nas águas da UE ocorreu no Mediterrâneo e no Mar Báltico.

Tipos de incidentes

De 2014 a 2022, houve um total de 6.781 feridos em 5.941 vítimas e incidentes marítimos, a média de feridos nesse período foi de 753 feridos por ano. Foram 597 lesões em 2022, o menor número de lesões por ano em todo o período considerado. Em 2022, 83,8% dos feridos eram tripulantes, dentro da média no período de 2014 a 2022, a qual foi de 84,4% dos feridos eram tripulantes.

Os principais eventos que resultaram em ferimentos em 2022 foram 'perda de controlo' para ocorrências com pessoas e 'perda de controlo – perda de potência de propulsão' para ocorrências com navios. Os principais eventos que resultaram em feridos de 2014 a 2022 foram 'escorregamento/tropeço e queda' para ocorrências com pessoas e 'colisão' para ocorrências com navios.

Foram calculados indicadores de mortos e feridos com base no número de pessoas a bordo para cada categoria de pessoas (tripulante, passageiro ou outro) na frota da UE. As tendências destes indicadores para tripulantes e passageiros mostram uma diminuição ao longo dos anos, com exceção dos passageiros, uma vez que no total de vítimas mortais e feridos houve um aumento do número de passageiros feridos em 2022.

Em 2022, 6 navios foram perdidos, 524 navios ficaram danificados, 180 navios foram considerados inaptos para prosseguir, 603 precisaram de assistência em terra, 330 navios precisaram de reboque, 17 navios foram abandonados e houve 296 operações de Busca e Salvamento (SAR). Todos estes números significam uma redução significativa das consequências para os navios, em comparação com os anos anteriores.

Incidentes de poluição

Uma diminuição significativa no número relatado de contaminações pode ser observada desde 2019. Em 2022, a poluição total foi reduzida, com menos poluição do ar e diminuição significativa da poluição por cargas.

Investigações de segurança

A partir da análise realizada em investigações de segurança, verificou-se que, de 2014 a 2022, 59,1% dos eventos de acidentes envolveram ação humana e 50,1% dos fatores contribuintes estavam relacionados ao comportamento humano.

Analisando conjuntamente os eventos de ação humana e os fatores contribuintes do comportamento humano, o elemento humano está relacionado a 80,7% das vítimas e incidentes marinhos investigados. Essas tendências são comuns a todos os tipos de navios.

No período de 2014 a 2022, o total de recomendações de segurança emitidas e ações tomadas reportadas foi de 2.488. 45,4% das recomendações de segurança emitidas e medidas tomadas foram relacionadas com procedimentos relacionados com navios.

Para descarregar o relatório clique aqui. 

 

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