18 de novembro de 2023

Primeiro navio do mundo movido a hidrogénio entra em operação

O Antoine, encomendado à Concordia Damen pelo proprietário holandês Lenten Scheepvaart, foi colocado em operação após testes marítimos bem-sucedidos. O navio agora aguarda a instalação de tanques de hidrogénio para trabalhar em conjunto com a célula de combustível de hidrogénio já instalada.

O navio de carga seca transportará sal para a Nobian, uma empresa europeia de produção de produtos químicos essenciais para várias indústrias. Durante anos, a Quaresma Scheepvaart transportou sal de Delfzijl para a fábrica Nobian no Botlek. A empresa transforma esse sal em cloro-álcali, entre outras coisas, sobrando hidrogénio como produto residual. O hidrogénio produzido no processo de produção de cloro-álcalis em breve constituirá o combustível limpo para o Antonie. Uma estação de abastecimento de hidrogénio foi agora construída em Delfzijl.

Na terça-feira, o rei holandês visitou o navio em Duisburg integrando uma missão económica sobre a indústria de hidrogénio à Alemanha.

A utilização do hidrogénio na indústria marítima neerlandesa está, atualmente, no centro das atenções e existem vários desenvolvimentos no domínio da produção, armazenamento e utilização do hidrogénio, iniciados tanto por institutos de investigação, como por empresas em fase de arranque além de outras já estabelecidas.

Mais informação 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário