Dois navios porta-contentores ultragrandes foram lançados pelo Yangzijiang Shipbuilding Group, o construtor naval chinês da MSC, em 29 de outubro, enquanto a MSC continua a sua agressiva expansão. Os navios, o MSC Irina e o MSC Loreto, foram relatados como os maiores navios de porte bruto e de contentores do mundo.
A MSC prepara-se para começar
a operar uma nova classe de 6 navios, que incluirá os maiores navios porta-contentores
até hoje construídos.
A tonelagem de porte bruto dos
navios é estimada em 240.000 dwt e cada navio terá uma capacidade de 24,346 TEU
(contentores de 20’). A pilha de contentores nestes navios é a mais alta,
atingindo as 25 camadas. Estes ultragrandes porta-contentores têm o mesmo
comprimento de outros navios existentes, mas o rearranjo específico do convés dá-lhes
uma capacidade extra de carga.
Estes navios são os primeiros
navios porta-contentores ultragrandes a serem construídos no Estaleiro
Yangzijiang. O Estaleiro destacou vários recursos inseridos nos navios que
ajudarão a aumentar a sua eficiência operacional e diminuir as emissões. Esses
recursos incluem uma nova proa com bolbo “invisível”, hélices de grande
diâmetro, condutas de economia de energia e um design externo que oferece baixa
resistência ao ar. Os navios também usam lubrificação a ar para reduzir a
resistência de arrasto na água.
A expansão agressiva da MSC
continua mesmo diante da redução de curto prazo da procura no setor. A MSC já
ultrapassou os 4,5 milhões de TEU em capacidade com 708 navios. Além disso, a
MSC também tem 125 navios encomendados. Estes aumentarão ainda mais a sua
capacidade em 1,7 milhões de TEU.
Sem comentários:
Enviar um comentário