30 de novembro de 2022

Casos de assalto à mão armada aumentam no Estreito de Singapura

 ReCAAP, o Acordo de Cooperação Regional no Combate à Pirataria e Roubo Armado Contra Navios na Ásia, destaca novamente um aumento nos incidentes de roubo marítimo no Estreito de Singapura. Vários dos programas internacionais de monitorização e relatórios sobre pirataria marítima e crimes contra a indústria naval destacaram o declínio geral da pirataria, ao mesmo tempo em que soaram as campainhas de alarme sobre a região em torno do Estreito de Singapura. O ReCAAP destaca, de novo, que as rotas marítimas movimentadas continuam a sofrer níveis crescentes de crimes graves, principalmente roubos de equipamentos, peças sobressalentes ou sucata, geralmente de navios em andamento.

Dois novos incidentes foram relatados ao ReCAAP no intervalo de 30 minutos entre um e outro, em 21 de novembro, ambos por rebocadores em andamento na pista oeste do Esquema de Separação de Tráfego perto de Singapura. Em ambos os incidentes, um grande número de pessoas, nove homens num caso e 14 homens no outro, embarcaram em barcaças rebocadas no estreito. Eles roubaram sucata e fugiram. O ReCAAP observa a semelhança dos incidentes, embora diga ser incerto ser o mesmo grupo em ambos os casos.

Houve um roubo semelhante a 9 de novembro. Nesse caso, o rebocador trazia uma barcaça num longo reboque (aproximadamente 1.800 pés). Um criminoso embarcou na barcaça e roubou uma corda de amarração, pois não havia carga a bordo da mesma.

Dez dias depois, em 19 de novembro, a tripulação de um graneleiro não identificado relatou ter visto cinco criminosos na casa de máquinas enquanto navegavam. Acredita-se que os intrusos tenham fugido quando foram vistos. Em buscas posteriores no navio não foi possível localizar os indivíduos e a tripulação informou que nada havia sido furtado.

Apesar de constatarem que continuam a ser crimes de pequena gravidade, em que os intrusos raramente andam armados e fogem quando descobertos, as autoridades apontam ainda para um forte aumento do número de incidentes em 2022. Além disso, enquanto no passado, as denúncias se concentravam em áreas menores, agora estão a tornar-se mais diversificados entre as duas faixas de tráfego, a área de precaução e fora da zona.

“O ReCAAP ISC está preocupado com a ocorrência persistente de incidentes no Estreito de Singapura”, escrevem no seu novo alerta. “O ReCAAP ISC insta os Estados litorais a aumentarem as patrulhas e a fiscalização nos seus respetivos mares territoriais/águas arquipelágicas”, ao mesmo tempo em que alertam os navios para intensificar e manter a vigilância durante o trânsito na área.

Com quatro incidentes adicionais até agora em novembro, o ReCAAP relata que o Estreito de Singapura representa dois terços dos relatórios na Ásia em 2022. Até agora, houve um total de 48 relatos em 2022 no estreito, dentro de um total de 72 relatos em toda a Ásia este ano. No final dos primeiros 10 meses do ano, houve um total de 68 incidentes, em comparação com 64 na Ásia em 2021. No entanto, os incidentes na área de Singapura aumentaram mais de um quarto, com 44 relatos em 10 meses versus 36 incidentes em 2021.

O aumento ocorreu apesar do aumento das atividades das autoridades locais. A Indonésia informou, no início de novembro, que prendeu sete homens que acreditava estarem a atacar navios no Estreito de Singapura.

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