A Hyundai Heavy Industries disse que o novo projeto de porta-contentores sem peação, descrito como o primeiro do mundo, teve a aprovação de projeto do American Bureau of Shipping (ABS) e da Liberian Flag Administration.
Depois de carregar os contentores
dentro de um porão, um porta-contentores fecha a tampa da escotilha e, para
maximizar a capacidade, carrega outra pilha de contentores sobre aqueles. Com
isso, é necessário fixar os contentores carregados sobre a tampa da escotilha a
uma estrutura de aço chamada ‘ponte de amarração’ (lashing bridge) que
serve de suporte para evitar que a carga se desloque durante a operação. A
segurança da carga para minimizar o deslocamento em trânsito também é conhecida
como 'peação'.
O navio porta-contentores sem peação
usa um novo conceito de dispositivo chamado «bancada portátil (SkyBenchV2)»
que recebe a carga dos contentores carregados no convés superior e a transfere
para o casco, eliminando a ponte de peação e a tampa da escotilha. A HHI disse
que, em vez disso, estendeu o guia de células, um dispositivo que permite o
alinhamento vertical e o empilhamento de contentores, sobre o convés.
Como o contentor carregado no
convés superior é fixado pela guia de célula expandida, não há necessidade de
amarração. Ao dispensar a peação, as operações de carregamento podem ser
agilizadas e mais eficientes, economizando tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo,
eliminando acidentes de segurança durante a operação de peação, bem como a
questão de contentores perdidos no mar, disse a HHI.
Vários milhares de contentores
foram perdidos no mar apenas em 2020 e 2021. Os contentores perdidos no mar
representam um perigo potencial para a segurança marítima e são uma ameaça para
o ambiente, nomeadamente, no que diz respeito aos plásticos e químicos que
contêm.
O construtor naval acrescentou
que concluiu pedidos de patentes nacionais e estrangeiros para navios porta-contentores
sem peação e bancadas portáteis.
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