5 de novembro de 2022

HHI apresenta projeto de porta-contentores sem peação

A Hyundai Heavy Industries disse que o novo projeto de porta-contentores sem peação, descrito como o primeiro do mundo, teve a aprovação de projeto do American Bureau of Shipping (ABS) e da Liberian Flag Administration.

Depois de carregar os contentores dentro de um porão, um porta-contentores fecha a tampa da escotilha e, para maximizar a capacidade, carrega outra pilha de contentores sobre aqueles. Com isso, é necessário fixar os contentores carregados sobre a tampa da escotilha a uma estrutura de aço chamada ‘ponte de amarração’ (lashing bridge) que serve de suporte para evitar que a carga se desloque durante a operação. A segurança da carga para minimizar o deslocamento em trânsito também é conhecida como 'peação'.

O navio porta-contentores sem peação usa um novo conceito de dispositivo chamado «bancada portátil (SkyBenchV2)» que recebe a carga dos contentores carregados no convés superior e a transfere para o casco, eliminando a ponte de peação e a tampa da escotilha. A HHI disse que, em vez disso, estendeu o guia de células, um dispositivo que permite o alinhamento vertical e o empilhamento de contentores, sobre o convés.

Como o contentor carregado no convés superior é fixado pela guia de célula expandida, não há necessidade de amarração. Ao dispensar a peação, as operações de carregamento podem ser agilizadas e mais eficientes, economizando tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, eliminando acidentes de segurança durante a operação de peação, bem como a questão de contentores perdidos no mar, disse a HHI.

Vários milhares de contentores foram perdidos no mar apenas em 2020 e 2021. Os contentores perdidos no mar representam um perigo potencial para a segurança marítima e são uma ameaça para o ambiente, nomeadamente, no que diz respeito aos plásticos e químicos que contêm.

O construtor naval acrescentou que concluiu pedidos de patentes nacionais e estrangeiros para navios porta-contentores sem peação e bancadas portáteis.

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