Esforços estruturais longitudinais dos navios
A distribuição longitudinal dos pesos a bordo de um navio, no embarque e desembarque das mercadorias, e as forças de impulsão causadas pelo efeito das ondas e estado do mar, conjugadas com a velocidade a que navega, resultam em flexões que podem causar deformações no casco do navio no sentido do seu comprimento. São os chamados de alquebramento e contra-alquebramento.
Sucede o alquebramento, quando ocorre uma maior concentração de pesos nas extremidades do navio, provocando uma curvatura longitudinal com a convexidade para cima (hogging). O mesmo sucede por efeito de maior força de impulsão provocada pela passagem da vaga pelo meio do navio, isto é, pela região da secção mestra.
Por outro lado, sucede o contra-alquebramento, quando ocorre uma maior concentração de pesos na zona central do navio, ou quando o navio fica suspenso por duas cristas, uma em cada extremidade – condição que surge quando o comprimento de onda é muito idêntico ao do comprimento do navio. Neste caso, pode provocar uma curvatura longitudinal com a convexidade para baixo (sagging).
Por vezes, partem!
Abaixo, um belo vídeo que explica, visualmente e de forma simples, as flexões a que um navio está sujeito.
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