27 de dezembro de 2023

Navio da Maersk perde contentores no Mar do Norte

Um total de 46 contentores foram perdidos por um navio Maersk no Mar do Norte, ao largo da costa da Jutlândia do Norte, durante a tempestade Pia, na noite de 21 para 22 de dezembro, de acordo com a estação de TV dinamarquesa TV 2.

O assessor de imprensa do Comando de Defesa Dinamarquês, Christer Haven, confirmou este incidente à TV 2 e informou a difusão de aviso marítimo de perigo ao navegar na área.

“Será perigoso alguém navegar contra um contentor. Eles estão espalhados por uma grande área, não se podendo definir a sua localização exata, pelo que os navegantes devem ter cuidado”, disse Christer Haven.

Em Tranum Strand, o vigilante da praia local Andreas Mogensen Rasmussen disse que deram a terra quatro contentores.

De acordo com o jornal local Nordjyske, os restantes 42 contentores estão, atualmente, à deriva entre Bulbjerg e Svinkl.

A Maersk confirmou à TV 2 que o navio porta-contentores “Mayview Maersk” relatou a perda de contentores e, por salvaguarda de seus clientes, não divulgará o que está nos contentores.

Os vigilantes de praia locais revelam que flutuaram até as praias frigoríficos, suspeitando serem mercadoria dos contentores que ainda flutuam no mar.

Em comunicado de imprensa enviado à TV 2, a Maersk escreve que recebeu a mensagem sobre a perda de contentores nas primeiras horas da manhã de 22 de dezembro. Nenhum membro da tripulação ficou ferido e o navio é capaz de operar normalmente.

O incidente ocorreu durante a tempestade Pia enquanto navegava no Mar do Norte na sua rota de Bremerhaven, na Alemanha, para Gdansk, na Polónia.

No anúncio à TV 2, a Maersk também escreve que a sua estimativa preliminar é que foram perdidos “mais de 40 contentores”.

Além de informar as autoridades relevantes sobre o incidente, a Maersk também contratou uma empresa especializada para ajudar a localizar os contentores desaparecidos. A empresa também enfatiza que ajudará a “retirar os contentores perdidos”.

Adivinha-se um enorme trabalho de limpeza nas praias, tendo sido estabelecidas várias estações de recolha das mercadorias arrojadas pelo mar ao longo da costa.

A TV 2 informou que o público é bem-vindo para remover os bens para a segurança, muito embora, mesmo que seja um par de sapatos que a pessoa encontre, não tem permissão para o levar para seu uso próprio. De acordo com a Lei de Encalhe Dinamarquês, a propriedade encalhada pertence ao proprietário e, portanto, é um roubo alguém remover algo da praia.


Sem comentários:

Enviar um comentário