Quem nunca passou por uma situação de avaria grossa ou, pelo menos, teve presente um acontecimento deste tipo sucedido com alguém conhecido?
Sendo um dos conceitos mais antigos das explorações e aventuras marítimas de há séculos, é um tema sempre estudado e alvo de grandes controvérsias e discussões jurídicas.
Um ato de avaria grossa (ou comum a todos os interessados no navio e carga) surge quando uma parte, durante uma aventura marítima, faz um gasto ou sacrifício extraordinário em momento de perigo, para preservar a propriedade em perigo na aventura comum. A avaria comum é um conceito milenar de seguro mútuo em aventuras marítimas comuns que sobreviveu aos conceitos de seguro comercial que surgiram posteriormente. Na era dos seguros comerciais, a contribuição de avaria comum a pagar pelos interesses da carga será paga pelas seguradoras de carga, enquanto a contribuição de avaria comum feita pelo armador, será paga pelas seguradoras de casco e máquinas (H&M). Dito isto, não se deve esquecer que não é raro que os importadores subestimem a importância do seguro e tenham as suas cargas transportadas sem cobertura de seguro.
Tirem-se todas as dúvidas sobre esta questão e da repartição de gastos da avaria grossa com este livro de bolso que poderão descarregar gratuitamente. Está apresentado de forma simples e prática. Faça o download a partir daqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário