A construtora naval coreana Samsung
HI viu aprovado, em princípio, o seu projecto de construção de navio-tanque Aframax com recurso à incorporação de
células de combustível em substituição dos tradicionais geradores diesel.
Este projecto de
navio-tanque proposto pela Samsung HI substituirá os geradores de combustível diesel /fuel por células de combustível
Bloom Energy. A Bloom Energy, com sede nos EUA, é um líder de mercado na área
das tecnologias e fornece células de combustível para regularizar os picos de
energia numa variedade de configurações industriais terrestres onde as células
de combustível substituem os geradores tradicionais. No projecto do petroleiro
Aframax, que foi aprovado em princípio pela DNV GL, as células de combustível
da Bloom Energy serão alimentadas por GNL.
Isso sugere que o
navio-tanque Aframax proposto também é alimentado pelo mesmo combustível ou,
pelo menos, será híbrido. A Bloom Energy destacou que o projecto também pode usar
hidrogénio como combustível, afirmando que “os navios movidos a células de
combustível podem fazer a transição do gás natural para o hidrogénio e se transformarem
em emissores de zero carbono e zero poluição atmosférica”.
A Samsung HI afirma, ainda, que a aprovação, em princípio, a torna a
primeira construtora a desenvolver navios-tanque Aframax em resposta à política
estrita de emissões da IMO: "Como os regulamentos para reduzir as emissões
de GEE entram em vigor de forma gradual, a introdução de células de combustível
nos navios vai ser inevitável. Esta aprovação e ser o primeiro construtor de
navios a proteger esta tecnologia de célula de combustível marítima ilustra que
a Samsung Heavy Industries tem grande probabilidade de vir a liderar o mercado",
afirmou Kyunghee Kim, vice-presidente da HI da Samsung.Fonte
Sem comentários:
Enviar um comentário