22 de novembro de 2019

Os primeiros Aframaxes com tecnologia de células de combustível


A construtora naval coreana Samsung HI viu aprovado, em princípio, o seu projecto de construção de navio-tanque Aframax com recurso à incorporação de células de combustível em substituição dos tradicionais geradores diesel.
Este projecto de navio-tanque proposto pela Samsung HI substituirá os geradores de combustível diesel /fuel por células de combustível Bloom Energy. A Bloom Energy, com sede nos EUA, é um líder de mercado na área das tecnologias e fornece células de combustível para regularizar os picos de energia numa variedade de configurações industriais terrestres onde as células de combustível substituem os geradores tradicionais. No projecto do petroleiro Aframax, que foi aprovado em princípio pela DNV GL, as células de combustível da Bloom Energy serão alimentadas por GNL.
Isso sugere que o navio-tanque Aframax proposto também é alimentado pelo mesmo combustível ou, pelo menos, será híbrido. A Bloom Energy destacou que o projecto também pode usar hidrogénio como combustível, afirmando que “os navios movidos a células de combustível podem fazer a transição do gás natural para o hidrogénio e se transformarem em emissores de zero carbono e zero poluição atmosférica”.
A Samsung HI afirma, ainda, que a aprovação, em princípio, a torna a primeira construtora a desenvolver navios-tanque Aframax em resposta à política estrita de emissões da IMO: "Como os regulamentos para reduzir as emissões de GEE entram em vigor de forma gradual, a introdução de células de combustível nos navios vai ser inevitável. Esta aprovação e ser o primeiro construtor de navios a proteger esta tecnologia de célula de combustível marítima ilustra que a Samsung Heavy Industries tem grande probabilidade de vir a liderar o mercado", afirmou Kyunghee Kim, vice-presidente da HI da Samsung.
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