26 de novembro de 2019

CMA CGM vende e retoma activos para se financiar.


A linha francesa de contentores fez acordos significativos de venda e leaseback na frota de contentores enquanto, por outro lado, coloca grande parte das suas actividades portuárias numa joint venture possuída a 49% pelo China Merchant Port.
O leaseback é uma forma de leasing no qual uma empresa vende um seu activo e o toma de aluguer de imediato, mantendo a sua utilização.
Estas operações financeiras da CMA CGM, render-lhe-á US $ 2 mil milhões, entre o terminal portuário e as vendas de navios, conseguindo alavancagem para financiar o acordo de aquisição da CEVA Logistics, num negócio com o qual a 4ª maior empresa de transporte de contentores do mundo visa expandir a sua logística terrestre.
O grupo de transporte disse estar a adiar as metas financeiras da deficitária CEVA, de 2021 para 2023 ou 2024, devido a condições adversas nalguns sectores, como o fabrico de automóveis.
A CMA CGM espera que as condições do mercado sejam um pouco melhores no próximo ano, uma vez que a adequação dos navios ao cumprimento das regras mais rigorosas sobre emissões de combustíveis reduzirá a disponibilidade de oferta e suportará as taxas de frete, disse o CFO.
Tal como a concorrência, a CMA CGM planeia fazer incidir nos clientes o custo das novas regulamentações de redução do teor de enxofre no combustível de transporte.
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