A linha francesa de contentores
fez acordos significativos de venda e leaseback
na frota de contentores enquanto, por outro lado, coloca grande parte das suas actividades
portuárias numa joint venture possuída
a 49% pelo China Merchant Port.
O leaseback é uma forma de leasing no qual uma empresa vende um seu activo
e o toma de aluguer de imediato, mantendo a sua utilização.
Estas operações financeiras
da CMA CGM, render-lhe-á US $ 2 mil milhões, entre o terminal portuário e as vendas
de navios, conseguindo alavancagem para financiar o acordo de aquisição da CEVA
Logistics, num negócio com o qual a 4ª maior empresa de transporte de contentores
do mundo visa expandir a sua logística terrestre.
O grupo de transporte disse
estar a adiar as metas financeiras da deficitária CEVA, de 2021 para 2023 ou
2024, devido a condições adversas nalguns sectores, como o fabrico de
automóveis.
A CMA CGM espera que as
condições do mercado sejam um pouco melhores no próximo ano, uma vez que a adequação
dos navios ao cumprimento das regras mais rigorosas sobre emissões de
combustíveis reduzirá a disponibilidade de oferta e suportará as taxas de
frete, disse o CFO.
Tal como a concorrência, a CMA CGM planeia fazer incidir nos clientes o
custo das novas regulamentações de redução do teor de enxofre no combustível de
transporte.Fonte
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