22 de novembro de 2019

Navios de 25K para breve?


A introdução de porta-contentores cada vez maiores é um tema muito discutido nos círculos académicos e empresariais. O maior tamanho de porta-contentores evoluiu de cerca de 5.500 TEU em 1995 para mais de 23.000 TEU em 2019. A lógica económica para novos aumentos de escala no tamanho dos navios depende, em grande parte, das condições actuais e futuras do mercado de transporte marítimo de contentores, a capacidade adaptativa de portos e terminais (tanto económica como tecnologica) e, actualmente, em requisitos e considerações ambientais.
De acordo com a publicação de Theo Notteboom, membro da PortEconomics, em conjunto com Jiawei Ge, Mo Zhu, Mei Sha, Xuefeng Wang  (Universidade Marítima de Xangai), e Wenming Shi (Universidade de Tasmânia) sobre as condições e expectativas económicas, operacionais e ambientais, as empresas de transporte elevariam o tamanho dos navios ultra-grandes de contentores (ULCS) de 18.000 ou 20.000 TEUS para 25.000 TEUs, as diferenças no custo anual dos espaços de transporte (slots) de contentores a bordo dos navios e as medidas de custo-benefício mais abrangentes são avaliadas sob diferentes condições operacionais e de mercado.
Os investigadores calcularam os parâmetros básicos dos custos de embarque de 20.000 TEUs e 25.000 TEUs com recurso a uma análise de regressão aplicada aos dados reais de navios de até 18.000 TEUs. Estes resultados publicados na PortEconomics mostram que um novo aumento de escala para 25.000 TEUs dos navios ULCS ainda consegue gerar economias de escala. No entanto, esclarece que, em ambiente de taxas de frete muito baixas, mesmo as verificadas entre 2016-2017, e baixos números de carga disponível não favoreceriam a viabilidade económica de navios de 25.000 TEU, em comparação com os ULCS mais pequenos.
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