21 de maio de 2019

Não passou proposta de limitação de velocidade a porta-contentores


A 74ª sessão do Comité de Protecção ao Meio Ambiente Marinho (MEPC) da IMO terminou na sexta-feira sem acordo sobre as propostas apresentadas para reduzir os GEEs (emissões de gases de efeito estufa) no transporte marítimo.
Entre elas, estava uma proposta francesa e grega, apoiada por 120 companhias de navegação, para impor um limite de velocidade obrigatório no transporte de contentores.
No entanto, a IMO concordou em voltar à proposta na próxima reunião do grupo de trabalho de GEE, marcada para novembro.
A IMO estabeleceu uma meta de redução de 50% nas emissões marítimas até 2050. Em 1 de janeiro de 2020, o limite de 0,5% de enxofre do combustível da IMO entra em vigor em todo o mundo, o que deverá reduzir, substancialmente, as emissões de enxofre dos navios.
A carta de intenções que propunha as restrições de velocidade de navios debatidas pelo MEPC, na semana passada, referia haver uma “necessidade urgente do transporte marítimo contribuir, apropriadamente, para a luta contra a mudança climática” com a implementação da “regulamentação obrigatória de velocidades do transporte marítimo global, diferenciada por tipo, categoria e tamanho de navio”.
No entanto, vários transportadores globais, incluindo a Maersk Line e a Hapag-Lloyd, questionaram a capacidade de fiscalização dos procedimentos de slow steaming, chamando a atenção que a consequência de reduzir a velocidade aos navios se traduziria na necessidade de mais navios para compensar as lacunas nos serviços, o que resultaria em novas encomendas prematuras, em vez da necessidade de investimentos em tecnologia em navios neutros em carbono.
As linhas de transporte eram apoiadas por várias organizações de navegação, incluindo a Câmara de Transporte do Reino Unido, cujos responsáveis argumentaram que “não havia evidências de que reduzir a velocidade teria um impacto significativo nas emissões”, além de que “o transporte marítimo tem vindo a diminuir durante os últimos anos e a produção de carbono não diminui de forma significativa.” A organização conclui, ainda, que “se as propostas fossem aceites, isso desestimularia a pesquisa, o desenvolvimento, a engenharia e a construção das respostas necessárias à descarbonização.
“Mesmo que os armadores estejam gastando bilhões, essas propostas diriam: 'você pode continuar usando óleo combustível pesado, mas vá um pouco mais devagar'.”
A informou que houve “pouco apetite” na reunião do MEPC por limites de velocidade obrigatórios. Os Estados-Membros tinham "manifestado preocupação" de que a restrição da velocidade do transporte marítimo "reduziria a eficiência do transporte marítimo".
O secretário-geral da ICS (Câmara Internacional de Navegação) Guy Platten disse sobre este assunto: “Embora as medidas de curto prazo sejam importantes, a ICS continua a afirmar que a IMO precisa agir rapidamente para considerar as medidas críticas de longo prazo que ajudarão a indústria a atingir a meta muito ambiciosa de 50% de redução global das emissões de GEE até 2050, independentemente do crescimento do comércio.”
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