23 de junho de 2023

“À mercê dos Elementos”, contou o produtor e escritor dos Simpsons

Mike Reiss, produtor e roteirista de 'Os Simpsons', fez três viagens com a OceanGate e conta a sua experiência a bordo do submarino que desapareceu.

O americano, em entrevista ao jornal The New York Times, contou que, na altura, o submarino da OceanGate foi desviado por correntes marinhas subaquáticas, pelo que foi parar a 500 metros do ponto inicialmente planeado. Contudo, a equipa presente no submersível conseguiu corrigir o desvio. “Simplesmente desce-se como uma pedra, por duas horas e meia", disse Reiss. Alegou, ainda, que a cada viagem, surgiu, pelo menos, um problema de comunicação.

Outros convidados e jornalistas que arriscaram as suas vidas para fazer a viagem contaram falhas de rádio, luzes tremelicando e à mercê de correntes marítimas profundas, afirmando que as falhas de comunicação eram comuns, segundo relata o The Sun.

A embarcação é controlada pelo que os passageiros comparam ao “controle da Xbox” – que é, na verdade, um controlo remoto portátil feito pela empresa de informática Logitch.

Os passageiros descreveram como o piloto se parecia com um jogador de computador enquanto usava o teclado portátil para mover o submarino para frente, para trás, para cima e para baixo. Reiss acrescentou que é “notável como toda a operação é básica e simples”.

Renata Rojas, uma banqueira que visitou os destroços em julho passado, descreveu o que aconteceu quando o sonar falhou durante sua viagem: “tem de encontrar uma forma de se comunicar e navegar no fundo do oceano quando, por vezes, se fica sem comunicações. Algumas das luzes podem piscar… A bateria pode estar fraca e é preciso ir para a superfície.”

O correspondente da CBS TV David Pogue, que também viajou no Titan, contou que todos os mergulhadores tinham de assinar um termo de responsabilidade antes de embarcar nas missões.

Fonte 


Sem comentários:

Enviar um comentário