O Baltic Exchange –
principal índice de frete marítimo para navios que transportam matéria-prima e
granel seco – atingiu um máximo de três anos na segunda-feira, suportado por
taxas mais elevadas em todos os segmentos de navios.
O índice geral, que regula as taxas de navio capesize, panamax, supramax e handysize, ganhou 23 pontos (1,73 por
cento), atingindo os 1.355 pontos – o índice mais elevado desde Novembro de
2014.
O mercado tem vindo a ser alavancado este ano, quase que
exclusivamente, pelo segmento de capesize. Recentemente, também o segmento panamax atingiu taxas de frete rentáveis,
segundo a BIMCO.
Este facto deve-se, principalmente, a encomendas e importações
de carvão e minério de ferro chinesas. Os embarques de minério de ferro
representam cerca de um terço do volume de tráfego marítimo no segmento dos capesize maiores, tendo o seu índice subido
46 pontos (1,66 por cento), para os 2.813 pontos, o nível mais elevado desde
novembro de 2014.Fonte
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