A Intercargo publicou o seu
Relatório de Acidentes com Navios de Carga a Granel de 2018. A Intercargo
conclama que todas as partes interessadas permaneçam vigilantes à medida que a
liquefacção de carga continua a representar uma forte ameaça à vida dos
marítimos. O relatório enfoca as vítimas de graneleiros de 2009 a 2018 e
fornece uma análise sobre estatísticas e tendências nos últimos 10 anos.
Alguns dos dados do
relatório mostram isso mesmo:
18 Graneleiros Handysize perdidos, (37,5%
do total).
11 Graneleiros Handymax perdidos, (22,9% do
total).
8 Perdas de graneleiros Supramax (16,7% do
total), sendo que 5 delas relacionadas com liquefacção da carga originaram a
perda de 72 vidas.
7 Perdas de navios Capesize, (4,6% do total).
4 Graneleiros Panamax perdidos (8,3% do
total).
Em termos de perdas anuais de navios, após
o pico em 2011, foi observada uma redução das perdas de navios a partir de
então.
A falha de carga e a liquefacção
continuam sendo uma grande preocupação para o transporte de granéis sólidos.
A Intercargo destaca a
importância da apresentação oportuna dos relatórios de investigação de
acidentes à OMI a partir dos Estados de bandeira relevantes, como forma de
identificar as causas dos incidentes e possibilitar acções correctivas.
Para ler o relatório completo, pode fazer o download do documento AQUI.
Sem comentários:
Enviar um comentário