A Oscar Propulsion Limited e a Universidade de Strathclyde desenvolveram uma tecnologia de hélice capaz de reduzir o ruído irradiado subaquático (URN) gerado por hélices de navios.
O sistema PressurePores™ visa reduzir a cavitação do vórtice na extremidade do hélice aplicando um pequeno número de furos estrategicamente posicionados nas pás do hélice. A adição desses orifícios de alívio de pressão permite que os navios operem com um hélice mais silencioso, de acordo com um comunicado.
Na verdade, esse sistema levou quatro anos de estudo de dinâmica de fluidos computacional (CFD), modelagem e testes de túnel de cavitação durante a fase de desenvolvimento da solução em Strathclyde para ser concluído e demonstrar que o PressurePores pode reduzir o volume de cavitação em quase 14% e o URN em até 10dB .
Lars Eikeland, diretor marítimo da Oscar Propulsion, comentou: "O ruído irradiado debaixo e 'água é um dos subprodutos ambientais mais adversos da navegação comercial, mas, ao contrário de outras formas de poluição marinha, atualmente não há legislação internacional em vigor para prevenir ou reduzir esta fonte de dano ambiental”.
A cavitação da hélice pode gerar até 188dB de ruído subaquático irradiado e pode ser ouvida pela fauna marinha a 100 milhas de distância, o que, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA, qualquer coisa acima de 160db pode representar um risco significativo para a vida marinha.
Eikeland observou: "PressurePores tem um grande efeito atenuante na cavitação da hélice e URN e pode ser incorporado em novos hélices ou adaptado aos hélices existentes em doca seca ou, até, a nado".
Sem comentários:
Enviar um comentário