31 de julho de 2022

Mais de 90 tons de plástico recolhido do oceano em 45 dias

Depois de 45 dias de limpeza do Great Pacific Garbage Patch, um navio de carga transportando, aproximadamente, 90.700 quilos de resíduos chegou a Sausalito, na terça-feira.

O navio de carga de 132 pés do Ocean Voyages Institute acumulou mais de 90 toneladas de detritos oceânicos – incluindo tipos de redes de pesca e brinquedos de plástico – durante a viagem de limpeza de Honolulu através do Giro do Pacífico Norte (ou mancha).

Ao longo de 4.600 nm, os membros da tripulação do navio recuperaram o lixo de plástico flutuante na vasta área do Pacífico entre São Francisco e o Havaí, que é propensa a acumular detritos, que rodopiam em quilómetros de redemoinhos e giros.

Os membros da tripulação descobriram redes de pesca abandonadas – algumas delas com quase seis toneladas – bem como um barco de pesca abandonado e todo os tipo de plástico de consumo, incluindo brinquedos, recipientes e cadeiras de jardim, disse Mary Crowley, o presidente e fundador do instituto com sede em Sausalito, que tem vindo a liderar muitas iniciativas de limpeza oceânica desde 2009.

Ela observou que todos os itens de lixo, principalmente redes de pesca que podem enredar vidas marinhas, são extremamente prejudiciais ao ecossistema marinho. O lixo pode destruir os recifes de coral e contribuir, significativamente, para a crise do plástico no oceano.

Crowley acrescentou que os humanos usaram o oceano, praticamente, como um balde de lixo.

Os itens mais desconcertantes desta vez eram itens flutuantes de plástico de aparência misteriosa; alguns pareciam estar à tona há anos. Um objeto, com 6 metros de largura e 1,85 metros de altura, que ocupou toda a largura do compartimento de carga da embarcação. O capitão estimou que pesava cerca de 3,5 toneladas.

MacLean disse que parecia um pontão colossal, coberto de cracas, mas ninguém sabia dizer o que era. Parece fibra de vidro ou até um tanque de plástico que possa ter vindo de uma embarcação de pesca ou resíduos de um desastre natural.

Dentro de uma semana, ou pouco mais, o navio voltará a sair para o Giro, para uma 2ª missão de limpeza, mencionou Crowley.

Todos os itens recolhidos da limpeza do oceano serão reciclados ou reaproveitados, sem que nada seja enviado para aterros ou de volta ao oceano, por organizações sem fins lucrativos.

Fonte 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário