3 de agosto de 2020

Guarda armado descontente, assumiu o controlo de navio da Eagle Bulk


Um dos guardas não entregou a sua arma ao capitão do navio, como é o protocolo normal, tendo, depois, assumido o controlo e desviado o navio do seu rumo.
A Eagle Bulk Shipping Inc., um dos maiores operadores proprietários do mundo no segmento Supramax / Ultramax Drybulk, informou que resolveu com sucesso um incidente de segurança a bordo do navio M / V Jaeger envolvendo um guarda de segurança armado.
A 21 de julho de 2020, o M / V Jaeger embarcou três guardas de protecção para atravessar o Oceano Índico, em direção ao Mar Vermelho, como prática habitual da Companhia em todos os trânsitos pela Área de Alto Risco (HRA) nos últimos 10 anos, de acordo com as melhores práticas do setor. Uma vez a bordo, um dos guardas não entregou a sua arma ao capitão do navio, como é do protocolo normal e, em seguida, assumiu o controlo, desviando o navio do seu rumo, enquanto expressava as suas queixas e exigia compensação. Embora, em momento algum, tenha ameaçado ou prejudicado qualquer membro da tripulação, o guarda descarregou a sua arma a bordo do navio. Os outros dois guardas não participaram da ação. Sem o conhecimento da empresa, havia uma disputa laboral entre o guarda e o seu empregador, não sendo pago há vários meses.
A Eagle Bulk, em coordenação com especialistas em protecção marítima, procuraram gerir a situação e, após um período de aproximadamente três dias, o guarda entregou a arma e permitiu que o navio continuasse o seu rumo original. As autoridades relevantes seguiram, em tempo real, todo o incidente e o guarda acabou por desembarcar.
A Companhia manteve contato regular com o capitão durante todo o evento e a V Ships, gestor da tripulação do navio, também manteve um diálogo ativo com as famílias dos tripulantes, mantendo-as informadas. A principal preocupação da Eagle Bulk e da V Ships era a segurança da tripulação e nenhuma das empresas foi responsável pela disputa laboral. A Eagle Bulk expressou a sua gratidão pelo profissionalismo demonstrado pelo capitão e pela tripulação do navio ao longo desta provação.
Devido à natureza sensível do incidente, a Companhia não divulgou mais nenhuma informação até o momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário