7 de agosto de 2020

A carteira de encomendas de navios diminui, mas a frota continua a crescer


Um estudo da BIMCO sugere que a carteira total de pedidos de novos navios atingiu o seu ponto mais baixo em 17 anos, por causa do COVID-19.
No entanto, a frota continua a crescer. A BIMCO observou que, apesar disso e do aumento das demolições, as frotas continuam a crescer porque, em termos de volume, os navios entregues são muito maiores do que os demolidos.
“O aumento contínuo no fornecimento de navios, apesar de cada vez maiores demolições e menores contratações, não pode ser ignorado, já que o volume do comércio mundial deverá cair consideravelmente este ano, não se prevendo que retorne aos níveis pré-pandémicos até, pelo menos, 2022.
"Embora o declínio nas contratações resulte em desaceleração do crescimento da frota nos próximos anos, o equilíbrio nos mercados de transporte pode se revelar ilusório nos próximos anos", disse Peter Sand, analista-chefe de shipping da BIMCO.
A análise considera navios de granéis sólidos, contentores e petroleiros e mostra que a carteira de pedidos se contraiu em 50%, embora as entregas de navios novos se tenham mostrado mais resilientes, diminuindo apenas 2%.
A carteira de encomendas de novos navios porta-contentores caiu 10,3% nos últimos 12 meses, para seu nível mais baixo desde setembro de 2003, enquanto as entregas caíram 39,5% em relação ao mesmo período de 2020.
Isso em comparação com os navios de granéis sólidos, que atingiram o seu menor nível de carteira de pedidos desde abril de 2004 e 34,7% menor que 2019. No entanto, os navios de granéis sólidos entregues são, consideravelmente, maiores do que 2019 em 31,8 m DWT nos primeiros sete meses de 2020 em comparação com os 22,6 m DWT em 2019.
" os efeitos da pandemia afetaram de forma rápida a atividade de contratação de novas construções, com proprietários e investidores a mostrar pouco apetite por novos navios", disse Sand.
Sobre a demolição de navios antigos, a BIMCO afirma que a diminuição do apetite por novos navios coincide com um momento em que muitos proprietários procuram livrar-se dos navios antigos existentes, devido à escassez de mercado e a outros fatores relativos a obrigações de índole ambiental.
As demolições de navios de granéis sólidos e contentores aumentaram 80,9% e 26,3%, respetivamente, atingindo os 8,8 milhões DWT de capacidade de granéis sólidos e 152.770 TEU de navios porta-contentores enviados para demolição desde o início do ano.

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