A MSC está muito próxima de
ultrapassar a Maersk como a maior do transporte contentorizado do mundo. Com a recente
confirmação de uma encomenda de mais cinco meganavios porta-contentores, a MSC,
parceira de aliança com a Maersk, aproxima-se rápido da posição da até agora a
maior player mundial do sector. A
questão agora é saber se a Maersk irá reagir.
Da divulgação, pela coreana
Daewoo, da confirmação de uma encomenda de mais cinco navios de 23 mil TEU, resulta
que a MSC passa a ter uma carteira de encomendas de 16 navios, ou seja, mais 305
mil TEU – US $ 152 milhões por navio e entrega até agosto de 2021. Por seu
turno, a Maersk tem 19 navios sob encomenda, mas mais pequenos, não
ultrapassando, no total, 45 mil TEU.
Actualmente, a frota da
transportadora dinamarquesa situa-se pelos 4,2 milhões de TEU, embora se possa
considerar inflacionado, devido ao conjunto de navios parados para instalação
de depuradores dos gases para cumprimento da regulamentação OMI, o que obrigou
a um nível superior ao normal de tonelagem afretada. Em contrapartida, a suíça
está no 2º lugar a escasso meio milhão de TEU, com os seus 3,7 milhões de capacidade.
Com a entrada ao serviço dos
novos navios de 23 mil TEU, e mesmo assumindo a prevista substituição de navios
mais pequenos, MSC saltará para a casa dos 4 milhões de TEU, igualando a
concorrente dinamarquesa, há muitos anos líder do mercado em capacidade.
Mas a soma de capacidade à frota está longe de se resumir à MSC. Também as
outras concorrentes mais importantes o estão a fazer. É o caso da Hyundai com 396
mil TEU encomendados, a A CMA CGM com mais de 487 mil e a Evergreen com a
encomenda assombrosa de 546 mil TEU. Isto, apesar do índice de frete de contentor
de Xangai mostrar que as taxas de frete da Ásia para a Europa, nesta semana, se
situam em US $ 581 por TEU, o valor mais baixo dos últimos três anos.Fonte
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