18 de outubro de 2019

MSC próxima de ultrapassar a Maersk?


A MSC está muito próxima de ultrapassar a Maersk como a maior do transporte contentorizado do mundo. Com a recente confirmação de uma encomenda de mais cinco meganavios porta-contentores, a MSC, parceira de aliança com a Maersk, aproxima-se rápido da posição da até agora a maior player mundial do sector. A questão agora é saber se a Maersk irá reagir.
Da divulgação, pela coreana Daewoo, da confirmação de uma encomenda de mais cinco navios de 23 mil TEU, resulta que a MSC passa a ter uma carteira de encomendas de 16 navios, ou seja, mais 305 mil TEU – US $ 152 milhões por navio e entrega até agosto de 2021. Por seu turno, a Maersk tem 19 navios sob encomenda, mas mais pequenos, não ultrapassando, no total, 45 mil TEU.
Actualmente, a frota da transportadora dinamarquesa situa-se pelos 4,2 milhões de TEU, embora se possa considerar inflacionado, devido ao conjunto de navios parados para instalação de depuradores dos gases para cumprimento da regulamentação OMI, o que obrigou a um nível superior ao normal de tonelagem afretada. Em contrapartida, a suíça está no 2º lugar a escasso meio milhão de TEU, com os seus 3,7 milhões de capacidade.
Com a entrada ao serviço dos novos navios de 23 mil TEU, e mesmo assumindo a prevista substituição de navios mais pequenos, MSC saltará para a casa dos 4 milhões de TEU, igualando a concorrente dinamarquesa, há muitos anos líder do mercado em capacidade.
Mas a soma de capacidade à frota está longe de se resumir à MSC. Também as outras concorrentes mais importantes o estão a fazer. É o caso da Hyundai com 396 mil TEU encomendados, a A CMA CGM com mais de 487 mil e a Evergreen com a encomenda assombrosa de 546 mil TEU. Isto, apesar do índice de frete de contentor de Xangai mostrar que as taxas de frete da Ásia para a Europa, nesta semana, se situam em US $ 581 por TEU, o valor mais baixo dos últimos três anos.
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