A operadora britânica de
transporte de cargas e frete P & O está a reavaliar a sua frota registada
no Reino Unido e já reembandeirou dois navios para manter os acordos fiscais da
União Europeia antes da saída da Grã-Bretanha do bloco, disse a companhia.
Um porta-voz da P & O
informou que dois dos seus navios britânicos, que operam na rota do Canal da
Mancha, para França, seriam registados em Chipre.
"A mudança surge na
tentativa de preservar os acordos de financiamento de impostos sobre a
tonelagem, segundo os quais os navios devem permanecer registados num estado membro
da UE", disse em comunicado.
O porta-voz acrescentou que
a P & O estava a rever o estatuto de bandeira dos seus outros quatro navios
que operam na rota do Canal, embora nenhuma decisão final tenha, ainda, sido
tomada.
Tal sistema de tributação
permite que as empresas de transporte marítimo paguem o imposto sobre as
sociedades com base na tonelagem dos seus navios e não no lucro (tonnage tax).
Esta alteração é um golpe
para a frota do Reino Unido.
Em novembro de 2018, havia
1.306 navios com mais de 500 GT (arqueação bruta) registados com a bandeira
britânica, comparados com os 1.317 em 2017, 1.328 em 2016, 1.330 em 2015 e
1.327 em 2014, mostram dados oficiais.
A pouco mais de 100 dias até
que a Grã-Bretanha deixe a UE, a primeira-ministra britânica Theresa May ainda
não conseguiu o apoio de um Parlamento profundamente dividido sobre o acordo
que ela assinou no mês passado com Bruxelas.
Simultaneamente, o governo
britânico intensifica preparativos para um Brexit "sem compromisso (hard Brexit)".
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