18 de setembro de 2016

Investigadores do MIT chegaram ao algoritmo que permite a previsão das ondas gigantes

Os vagalhões (ou ondas gigantes – em inglês rogue wave ou freak wave) são ondas descomunais que se formam em alto-mar, aparentemente de forma aleatória. Durante muitos anos diversos navios desapareceram sem deixar vestígios, havendo relatos de marinheiros que falavam de ondas gigantescas, formando uma muralha de água, que surgia repentinamente e, aparentemente, do nada. A 1 de janeiro de 1995, o fenómeno pôde, finalmente, ser observado, medido e comprovado, no que ficou conhecido, desde então, como a onda Draupner, o nome da plataforma petrolífera onde o evento foi medido.
No entanto, nos últimos anos, têm sido regulares e consistentes as descrições da ocorrência deste fenómeno, como no caso do navio de passageiros da Cunard, Queen Elizabeth 2 (a 11/09/1995 com uma vaga de altura estimada em 95 pés – 30 metros) e do navio de cruzeiros MS Marco Polo (em 17 de fevereiro de 2014, havendo a lamentar o falecimento de um passageiro e ferimentos noutros).
Agora, engenheiros do MIT desenvolveram uma ferramenta de previsão que permitirá aos marinheiros um pré-aviso de 2 a 3 minutos do surgimento de uma onda gigante, fornecendo-lhes tempo suficiente para preparar as operações evasivas essenciais ao navio ou à plataforma offshore.
A imagem abaixo documenta a aproximação de um vagalhão a um navio petroleiro, na batimétrica das 100 braças, no Golfo da Biscaia, ao largo de França, em 1940.
Ler artigo

Sem comentários:

Enviar um comentário