Uma semana depois da República de Palau, um país insular no Pacífico Ocidental, ter suspendido, temporariamente, a bandeira de três navios de transporte de GNL, a “frota sombra” emergente da Rússia parou, por agora.
O Registo Internacional de Navios de Palau retirou o registo dos LNGC Pioneer, Asya Energy e Everest Energy enquanto se aguarda uma investigação sobre a sua prática de desativar ou falsificar sinais AIS durante a viagem para o projeto sancionado Arctic LNG 2. O registo não respondeu de imediato aos pedidos de comentários sobre quanto tempo a investigação levaria.
Todos os navios da frota sombra permaneceram ociosos em águas russas ou internacionais durante grande parte da semana passada. Como a frota sombra da Rússia consiste de navios de turbina a vapor mais antigas, a queima de gás, de até 0,25% ao dia, está-se a tornar um problema.
A Pioneer carregou carga no Ártico russo em 3 de agosto, com perdas potenciais próximas a 7,5% da carga um mês depois. O navio transferiu a sua carga num recente ship-to-ship para o VLGC New Energy nas águas ao norte do Canal de Suez. Ambos os navios permaneceram ociosos na costa de Port Said desde o STS.
Localização dos navios da frota sombra de GNL da Rússia, incluindo o recentemente sancionado North Sky, a 1 de setembro. (Fonte: gCaptain, Marinetraffic.com)
Após a
suspensão de sua bandeira, a Asya Energy deu meia-volta em águas
norueguesas e navegou para a Baía de Kola, perto de Murmansk, onde permanece
desde 27 de agosto. O seu sistema de armazenamento do tipo Moss limita as
perdas a 0,15% ao dia, embora elas se possam estar a aproximar-se de 3-4%, após
mais de três semanas depois da escala no Arctic LNG 2.
O Everest Energy dirigiu-se para o maior navio de armazenamento
e transferência de produção flutuante do mundo, Saam FSU, na
vizinha Baía de Ura Guba. A transferência de sua carga para a moderna unidade
de armazenamento ajudará a reduzir as taxas de perda para a atmosfera. O LNGC
permanece atracado ao lado do FSU, segundo mostram imagens de satélite.
Saam FSU e Everest Energy na Baía de Ura Guba em 31 de agosto. (Fonte: Planet.com)
O marketing desta
carga sancionada já representa um desafio para a Novatek. O seu braço de
marketing chinês foi sancionado pelos EUA na semana passada. E esses atrasos
tornarão ainda mais difícil encontrar um comprador.
Outro navio de GNL, o North Sky, começou a descarregar a sua carga
no terminal de GNL de Yangkou no fim de semana. O navio carregou carga do Yamal
LNG, até agora não sancionado, há quase quatro semanas, mas permaneceu ocioso
na costa de Yangkou, na China, por vários dias.
O North Sky, juntamente com outras três novas construções do mesmo
pedido, North Mountain, North Air e North
Way, foi incluída nas sanções anunciadas na semana passada.
Embora os navios não tenham transportado produtos do Arctic LNG 2 sancionado,
eles foram originalmente destinadas ao uso com o projeto.
"A aquisição desses quatro navios representa uma expansão da frota de GNL
existente da Rússia e da capacidade de exportação, uma expansão que nos
comprometemos a bloquear", disse um porta-voz do Departamento de
Estado norte-americano.
Os potenciais compradores que receberem carga da North Sky, agora
sancionada, provavelmente enfrentarão o risco de sanções secundárias.
Sem comentários:
Enviar um comentário