3 de setembro de 2024

'Frota Sombra' de GNL da Rússia parada após suspensão de bandeira

 

Uma semana depois da República de Palau, um país insular no Pacífico Ocidental, ter suspendido, temporariamente, a bandeira de três navios de transporte de GNL, a “frota sombra” emergente da Rússia parou, por agora.

O Registo Internacional de Navios de Palau retirou o registo dos LNGC PioneerAsya Energy e Everest Energy enquanto se aguarda uma investigação sobre a sua prática de desativar ou falsificar sinais AIS durante a viagem para o projeto sancionado Arctic LNG 2. O registo não respondeu de imediato aos pedidos de comentários sobre quanto tempo a investigação levaria.

Todos os navios da frota sombra permaneceram ociosos em águas russas ou internacionais durante grande parte da semana passada. Como a frota sombra da Rússia consiste de navios de turbina a vapor mais antigas, a queima de gás, de até 0,25% ao dia, está-se a tornar um problema.

A Pioneer carregou carga no Ártico russo em 3 de agosto, com perdas potenciais próximas a 7,5% da carga um mês depois. O navio transferiu a sua carga num recente ship-to-ship para o VLGC New Energy nas águas ao norte do Canal de Suez. Ambos os navios permaneceram ociosos na costa de Port Said desde o STS.

Localização dos navios da frota sombra de GNL da Rússia, incluindo o recentemente sancionado North Sky, a 1 de setembro. (Fonte: gCaptain, Marinetraffic.com)

Após a suspensão de sua bandeira, a Asya Energy deu meia-volta em águas norueguesas e navegou para a Baía de Kola, perto de Murmansk, onde permanece desde 27 de agosto. O seu sistema de armazenamento do tipo Moss limita as perdas a 0,15% ao dia, embora elas se possam estar a aproximar-se de 3-4%, após mais de três semanas depois da escala no Arctic LNG 2.

O Everest Energy dirigiu-se para o maior navio de armazenamento e transferência de produção flutuante do mundo, Saam FSU, na vizinha Baía de Ura Guba. A transferência de sua carga para a moderna unidade de armazenamento ajudará a reduzir as taxas de perda para a atmosfera. O LNGC permanece atracado ao lado do FSU, segundo mostram imagens de satélite.

Saam FSU e Everest Energy na Baía de Ura Guba em 31 de agosto. (Fonte: Planet.com)

O marketing desta carga sancionada já representa um desafio para a Novatek. O seu braço de marketing chinês foi sancionado pelos EUA na semana passada. E esses atrasos tornarão ainda mais difícil encontrar um comprador.

Outro navio de GNL, o North Sky, começou a descarregar a sua carga no terminal de GNL de Yangkou no fim de semana. O navio carregou carga do Yamal LNG, até agora não sancionado, há quase quatro semanas, mas permaneceu ocioso na costa de Yangkou, na China, por vários dias.

O North Sky, juntamente com outras três novas construções do mesmo pedido, North MountainNorth Air e North Way, foi incluída nas sanções anunciadas na semana passada.

Embora os navios não tenham transportado produtos do Arctic LNG 2 sancionado, eles foram originalmente destinadas ao uso com o projeto.

"A aquisição desses quatro navios representa uma expansão da frota de GNL existente da Rússia e da capacidade de exportação, uma expansão que nos comprometemos a bloquear", disse um porta-voz do Departamento de Estado norte-americano.

Os potenciais compradores que receberem carga da North Sky, agora sancionada, provavelmente enfrentarão o risco de sanções secundárias.



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