O porta-automóveis Fremantle Highway, que incendiou durante o transporte de milhares de carros da Alemanha para Singapura, foi rebocado para o porto de Eemshaven, na Holanda.
Com o navio em porto, poderá ser vistoriado e garantido o seu salvamento (que não a sua recuperação, provavelmente), deixando de lado os receios de que pudesse afundar perto de rotas marítimas do Mar do Norte e num local de habitat protegido de aves migratórias reconhecido como Património Mundial da Unesco, no pouco profundo Mar de Wadden.
O Fremantle Highway, que incendiou enquanto transportava milhares de carros, durante o reboque para o porto de Eemshaven.
Acompanhou-o em todo o seu percurso até ao porto, um navio equipado com barreiras especiais para limpar derrames de óleo, por precaução.
O navio com 3.784 veículos novos, incluindo 498 elétricos, incendiou-se a 25 de julho quando navegava da cidade portuária alemã de Bremerhaven para Singapura. Grande parte da tinta cinzenta que o cobria, desapareceu das laterais, aparentemente queimada pelo calor provocado dentro do navio quando o fogo estava intenso.
As autoridades holandesas desistiram de lançar água sobre o navio por receio de o tornar instável, tendo este incidente alarmado as autoridades holandesas e alemãs, que dividem o Mar de Wadden.
O ministro do meio ambiente do estado alemão da Baixa Saxónia, Christian Meyer, agradeceu às autoridades holandesas por tomarem uma decisão rápida sobre o que fazer com a Fremantle Highway.
“Com esta decisão, desapareceu a preocupação de que o navio de carga se partisse ou afundasse e escalar para um desastre ambiental no nosso inestimável Mar de Wadden”, disse Meyer em comunicado.
Foram muitos os curiosos que se reuniram numa ponte e no quebra-mar do porto de Eemshaven, para assistir a entrada do cargueiro a reboque.
A autoridade portuária Groningen Seaports declarou que trabalharia com organizações locais “para limitar o máximo possível os danos às pessoas e ao meio ambiente”.
O ministério disse que Eemshaven, 215 quilómetros (134 milhas) a nordeste de Amsterdão, foi escolhido por ser próximo do local onde estava o Fremantle Highway, no Mar do Norte, pelas facilidades que o porto oferece para o salvamento do navio e por causa da deterioração das condições climáticas.
Meyer apelou ao governo federal da Alemanha para definir uma rota mais distante da costa para navios que transportam materiais perigosos, incluindo grandes transportadores de automóveis.
O ministério holandês disse que especialistas em salvamento inspecionaram a maior parte do navio e “não há indícios de que o fogo ainda esteja ativo”.
Um membro da tripulação morreu e outros ficaram feridos quando o fogo começou. A tripulação de 21 pessoas, todos de nacionalidade indiana, e duas outras pessoas a bordo, foram evacuadas na madrugada de 26 de julho.
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