26 de julho de 2023

Um morto em grande incêndio em porta-automóveis no Mar do Norte

Pelo menos um membro da tripulação morreu e vários outros ficaram feridos durante a noite depois que um incêndio atingiu um navio cargueiro na costa holandesa, acreditando-se ser um carro elétrico a causa direta do acidente.

O primeiro alerta sucedeu por volta da meia-noite no Fremantle Highway, com bandeira do Panamá, que navegava de Bremerhaven, na Alemanha, para Port Said, no Egito, com 23 tripulantes a bordo.

O navio está supostamente carregado com 2.857 veículos, incluindo 25 veículos elétricos.

O navio em chamas está localizado a cerca de 17 milhas da costa de Ameland, na Holanda.

Todos os 23 tripulantes foram evacuados por helicóptero e bote salva-vidas e levados para terra. Infelizmente, um morreu e vários estão feridos.

A guarda costeira holandesa está a liderar a resposta e tem o seu navio de salvamento Guardian no local, juntamente com vários outros recursos marítimos e aéreos. O Guardian e um segundo rebocador, o Nordic, têm lançado água para arrefecer o casco do navio e dominar o fogo. Esperava-se que o Nordic seja substituído por outro rebocador, o Fairplay 30.

Até esta tarde (de quarta-feira, horário local) o fogo continuava a lavrar e havia se espalhado por todo o navio. As chamas podiam ser vistas sobre o convés superior.

Um rebocador pertencente a Rederij Noordgat estabeleceu uma conexão para segurar o navio em chamas, mas é incapaz de rebocá-lo. A Guarda Costeira relata que uma equipa de salvamento chegou a bordo do Guardian e está a trabalhar para estabelecer uma conexão de reboque.

O incêndio é o mais recente envolvendo transportadores de veículos roll-on/roll-off e é um sucedâneo do incêndio do Felicity Ace em 2022, que resultou no naufrágio da embarcação no Atlântico Norte quase duas semanas após o início do incêndio. Esse navio também transportava veículos elétricos, complicando os esforços de combate a incêndio e dando ênfase aos perigos do transporte de EVs e baterias de íon-lítio por navio.

O Fremantle Highway tem quase 200 metros de comprimento e entrou em serviço em 2013. Dados da Equassis mostram que ele pertence a entidades japonesas relacionadas à Shoei Kisen Kaisha (Luster Maritime/Higaki Sangyo). O navio é administrado pela Wallem Shipmanagement.

Leia mais clicando aqui 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário