A Compagnie Maritime Belge (CMB) assumiu o seu pessimismo
nas perspectivas para navios porta-contentores Panamax, tornando-se o mais
recente proprietário a enviar para a sucata dois destes navios, apenas com 12
anos.
A empresa belga, associada a fundos privados
norte-americanos, havia adquirido tonelagem panamax barata, no início do ano
passado, mas com as taxas de fretamento a resvalarem rapidamente neste
segmento, a armadora belga alterou a sua postura face ao futuro. Os navios Hunter
Bear e Hunter Bull, ambos de 4.800 TEU, construídos em 2004 e adquiridos a
interesses japoneses em Janeiro do ano passado, foram enviados para a sucata. O
preço conseguido (US $ 300 por ldt) foi o mais elevado alcançado por qualquer
navio vendido para demolição nas últimas semanas.
Este tipo de navios tem sido vendido, em massa, para
demolição, tendo a BIMCO relatado que foram para estaleiro de demolição cerca
de 150,863 TEU’s, só no primeiro semestre de 2016, mais ou menos o mesmo que no
anterior ano e meio, em virtude da queda abrupta das taxas de fretamento nesta
classe – passaram de 15.800 USD/ dia, em Março de 2015, para 5.755 USD/dia em Julho
de 2016, uma queda de 63,5%.
A expansão do Canal do Panamá ditou a condenação deste
segmento de navios, classificados de panamax, que têm uma boca máxima de 32
metros.Ler notícia
Sem comentários:
Enviar um comentário