O
conceito desenvolvido pela equipa de Lighting
Designers proporciona um efeito visual deslumbrante no perfil exterior do
navio. O sistema foi projectado e instalado pela Wärtsilä Funa numa estreita
colaboração entre técnicos do proprietário e do estaleiro. Com 335 metros de
comprimento, o Genting Dream é o primeiro de dois navios em construção para a Dream
Cruises e destinados aos mercados asiáticos.
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30 de setembro de 2016
ITF avisa: “A recusa de autorização de saída a tripulantes da Hanjin é privação de direitos humanos”
A ITF
(International Transport Workers’ Federation) comparou a recusa de permissão de
saída dos marítimos embarcados em navios Hanjin, nos portos dos EUA, como uma
negação dos direitos humanos – e elogiou as acções dos estivadores, em Seattle,
que têm trazido o problema à atenção do público.
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Transocean Winner pronta para ser transportada para a Turquia
A
plataforma Transocean Winner encalhou na Ilha de Lewis a 8 de Agosto, depois de
se ter partido o cabo de reboque, quando era rebocada da Noruega para Malta, devido
a mau tempo. A plataforma foi posta a reflutuar cerca de duas semanas depois e ancorada
em Broad Bay Lewis. No início deste mês a Transocean, proprietária da
plataforma, contratou um navio semi-submersível para transportar para a
Turquia, onde será demolida.
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Technip avança com despedimento colectivo em estaleiro na Finlândia
A Technip
Offshore é uma empresa francesa de engenharia, integrante do grupo Total,
presente em 48 países, incluindo Portugal, encontra-se em procedimento de
despedimento da totalidade dos seus trabalhadores do estaleiro Technip Pori (cerca
de 476 pessoas), na Finlândia, justificando a situação com a falta de novas
encomendas.
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Acção interposta por investidores poderá significar o fim da Rickmers Maritime
A Rickmers
Trust Management, a holding de Singapura que faz a gestão da Rickmers Maritime,
anunciou o recebimento de um "pedido de antecipação de pagamento", interposto
por um escritório de advogados que alega representar mais de 25% dos detentores
das suas obrigações a 8,45%, que vencem em maio de 2017. A Rickmers diz que não
possui liquidez suficiente para o fazer e que esta acção, a vencer, poderá ser o fim da
empresa.
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Transportadoras globais investigadas por concertação de taxas de frete
Segundo
a Reuters, a Autoridade da Concorrência Sul-Africana iniciou buscas, a 28/09, em seis empresas de transporte de
contentores, por suspeição de concertação para inflacionar as taxas de frete.
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Mercado de Valores sul-coreano suspendeu a cotação da DSME
A Autoridade do Mercado de Valores da Coreia do Sul (Korea
Exchange) suspendeu a cotação das acções da 2ª maior construtora naval do mundo
(a Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co – DSME) e instou-a a melhorar
a sua saúde financeira, no prazo de um ano, até que as suas acções possam, de
novo, ser admitidas à cotação em bolsa.
As autoridades judiciais têm vindo a investigar a Daewoo
Shipbuilding após a empresa ter registado uma perda record de 4,3 mil milhões
USD no ano passado, devido a anulações e adiamentos de encomendas, obrigando os
credores a libertar 3,8 mil milhões de USD em fundos para aliviar a falta de liquidez.Ler notícia
Concurso público internacional para transformar o navio Mar Portugal
O
concurso, no valor de 2 milhões de euros, prevê a instalação de um conjunto de
equipamentos de força composto por guinchos oceanográficos e de pesca, gruas,
um pórtico à ré, a instalação de cinco espaços laboratoriais, válvulas de fundo
e um conjunto de modificações estruturais, como o prolongamento e reforço de
convéses e a construção de duas torres à popa.
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29 de setembro de 2016
A Moody’s revê rating do Grupo Maersk em baixa
A
conhecida empresa de rating Moodys Investors Service colocou a notação Baa1 da
empresa dinamarquesa em revisão para possível baixa, como consequência de, na
sua avaliação, não reconhecer mais valias financeiras na divisão do Grupo
Maersk em dois, a divisão de Transporte e Logística e a divisão de Energia, com
os negócios de petróleos e gás.
Ler informação da Moody's
Ler informação da Moody's
Mais de metade dos bens comercializados na EU viajam por mar
Portugal é o Estado-membro da União Europeia (UE) em que os
bens comercializados internacionalmente por via marítima têm o maior valor
(81%), face aos 51% da média europeia, segundo dados hoje divulgados pelo
Eurostat.
Segundo o gabinete oficial de estatísticas da UE, os bens
que chegam a Portugal por via marítima representam 83% do valor total das
importações (UE 53%) e os que saem pesam 79% das exportações (UE 48,1%).
Os dados foram divulgados no âmbito do Dia Mundial do
Mar, que se assinala hoje sob o tema “Os transportes marítimos: indispensáveis
para o mundo”.Ler artigo
Extreme Sailing Series™ Lisboa pela sustentabilidade dos Oceanos
A
organização das Extreme Sailing Series™, OC Sport, anunciou que se juntou à
corrida global de proteção dos oceanos com a Sailors for the Sea Portugal,
através do seu programa de certificação ambiental Clean Regattas. A Prova de
Lisboa será o penúltimo evento no circuito mundial de 2016, sendo a primeira
vez que as premiadas Stadium racing Series estarão em Lisboa.
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Primeiro navio quebra-gelo do mundo movido a GNL
O quebra-gelos
Polaris é uma obra-prima da construção naval finlandesa. Foi construído segundo
um inovador design de casco e com uma unidade de propulsão de concepção ultra-moderna,
podendo o navio consumir, tanto gás natural liquefeito, como óleo diesel de baixo
teor de enxofre. O navio está em conformidade com as normas internacionais de
emissões IMO Tier III, nomeadamente de acordo com a exigência especial para as
emissões de enxofre no mar Báltico. O navio está equipado com três unidades de
propulsão Azipod de rotação a 360°, o que lhe permite uma excelente capacidade
de manobra. A capacidade do Polaris permite-lhe quebrar gelo de 1,8 m de
espessura a uma velocidade estabilizada de 3,5 kt.
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O seu navio está em conformidade com os novos regulamentos do Canal do Panamá?
Depois de mais de dez anos
de obras de ampliação e de um investimento de cerca de 7 mil milhões de euros, entrou
em funcionamento o novo conjunto de eclusas do Canal do Panamá, o que virá
permitir escoar perto de 600 milhões de toneladas de mercadoria por ano, o
dobro do actual atravessamento. O terceiro conjunto de eclusas permitirá o
trânsito de uma nova classe de navios porta-contentores, designados por neo-panamax,
com um comprimento de até 365 metros, uma boca de até 49 metros e um calado de
15 metros, que triplicam a capacidade de transporte actual.
Mas, para o poderem atravessar, devido às suas
dimensões, os navios deverão obedecer a alguns requisitos de segurança de
manobra, muito específicos e exigentes.Mudou de dono o mítico estaleiro de Hamburgo
O grupo de construção naval alemão Lürssen adquiriu o estaleiro de Hamburgo Blohm + Voss. Fundados em 5 de Abril de 1877, por Hermann Blohm e Ernst
Voss, os estaleiros navais Blohm & Voss Schiffswerft und Maschinenfabrik cobrem
uma área coberta de 92.000 m2 e um cais de produção com 2.100 metros de comprimento.
Com o negócio, a empresa adquirente (Lürssen) ficará com um portfólio de seis
estaleiros especializados, com aproximadamente 2.800 empregados no norte da
Alemanha.
Hamburgo porto de armamento de maior navio da MSC Cruises
O MSC Meraviglia ficará baseado em Hamburgo na temporada de cruzeiros do verão de 2018. Tornar-se-á, assim, o maior navio de cruzeiro, de sempre, a ser sediado em Hamburgo, indo operar em conjunto com o MSC Magnifica.
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28 de setembro de 2016
Nazaré Blow Up
Momento
de surf nos limites: acedam ao link abaixo (vídeo de 4:34min, ecrã total, com
banda sonora de Carmina Burana) e vejam as imagens espectaculares de surfistas
sobre as ondas, no mar alteroso da Nazaré e também a acção das motas de água no
seu apoio. Exemplos de coragem e elevadíssimo risco.
Indústria de cruzeiros em alta
Durante o verão, a frota de navios de cruzeiro ultrapassou o meio milhão de camas de capacidade total, seguindo em contra-ciclo com os restantes sectores de transporte marítimo.
A indústria tem sido alvo de um forte investimento este ano, com a construção de novos navios. Para além dos novos megacruzeiros, que irão operar em climas mais amenos, têm saído dos estaleiros navios mais pequenos (embora super-luxuosos), que são muitas vezes designados por iates de exploração, destinados a climas mais frios e destinos mais remotos. Também, neste pequeno sector tem havido desenvolvimentos muito importantes.
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A indústria tem sido alvo de um forte investimento este ano, com a construção de novos navios. Para além dos novos megacruzeiros, que irão operar em climas mais amenos, têm saído dos estaleiros navios mais pequenos (embora super-luxuosos), que são muitas vezes designados por iates de exploração, destinados a climas mais frios e destinos mais remotos. Também, neste pequeno sector tem havido desenvolvimentos muito importantes.
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26 de setembro de 2016
Enfiamento da Barra Sul, ou Grande do Porto de Lisboa
O eixo da Barra Sul, ou Grande, é definida pelo enfiamento dos faróis da Gibalta e Esteiro com a marca da Mama Sul. Constitui-se como o acesso principal ao Estuário do Tejo, situando-se na sua embocadura com uma extensão de, aproximadamente, 2,7 milhas náuticas. Na fotografia aqui reproduzida e da autoria do colega José Sabido, Piloto da Barra de Lisboa, podemos ver o NE Creoula, demandando-a de saída, perfeitamente alinhada com o seu eixo.
Porto de Leixões bate recorde com três navios num só dia
O Porto de Leixões recebeu, no final da semana passada, três navios de cruzeiros, dois deles em escalas inaugurais. Estes três navios representam um total de 5 mil passageiros e 2 mil tripulantes, resultando assim num novo recorde do ano num só dia.
22 de setembro de 2016
Estudantes do Panamá na Escola Náutica
No
âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre a ENIDH e o IFARHU do
Panamá, com o patrocínio da Embaixada do Panamá em Portugal, estão em Portugal
perto de 4 dezenas de estudantes universitários que estudarão na ENIDH os
diversos cursos que a Instituição ministra nas áreas de Gestão Portuária e
Logística de transportes (TeSP, licenciaturas e mestrados). Este protocolo vem evidenciar a grande qualidade do ensino náutico português, enaltecido, aliás, por todas as entidades internacionais que têm vindo auditar a ENIDH no âmbito da UE e OMI. A Sessão de Boas
Vindas realizou-se na segunda-feira, dia 19 de Setembro, com a presença da
Embaixadora do Panamá e de dirigentes do IFARHU. A Coordenação dos cursos de Gestão estará
a cargo do Professor Fernando Cruz Gonçalves.
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Adiar decisões sobre navios Panamax só irá prolongar a crise
A Rickmers
Maritime Trust (RMT) tornou-se numa das mais recentes vítima de uma lista
crescente de proprietários de navios que poderemos classificar de “activos tóxicos”
porque incapazes de gerar rendimento suficiente para poderem pagar as suas
obrigações de dívida. Enquanto numerosos armadores privados e fundos de navios
KG já entraram com pedido de falência, nos últimos três anos, devido ao colapso
das taxas de fretamento (a última foi a Hansa, há poucos dias) a Rickmers é a
primeira de capital aberto a admitir que está tecnicamente insolvente e que, actualmente,
os seus activos apenas valem os seus valores de sucata.
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A indústria precisa cooperar na investigação sobre combate a incêndios em contentores abaixo do convés
Dois incêndios recentes em navios porta-contentores (Maersk
Karachi a a 13 de maio e NNCI Arauco a 1 de Setembro) aumentaram as preocupações
da IUMI (International Union of Marine Insurance) sobre os desafios envolvidos
com a gestão desses incidentes no mar.
No mar, os incêndios abaixo do convés não podem ser
combatidos com água, mas com CO₂, que ao substituir o oxigénio, sufoca o fogo.
No entanto, se o que arde está dentro de um contentor, este irá protegê-lo do
CO₂ e, por isso, este método de combate a incêndios, raramente, é bem-sucedido.
Actualmente, não há outros métodos de combate a incêndio abaixo do convés em
navios de contentores. Mesmo no convés, a tripulação só tem acesso a mangueiras
e agulhetas, não tendo monitores ou espuma suficiente para arrefecer a estrutura
do navio.Ler artigo
21 de setembro de 2016
O outro lado da “cadeia de abastecimento” – um pormaior da questão Hanjin
Na sequência do pedido de
falência Hanjin Shipping Co., toda a comunidade do shipping e imprensa
especializada vieram expor e explicar os impactos provocados na cadeia de
fornecimentos, a nível mundial, dando relevo aos milhões de televisores da LG
que não chegariam aos grandes armazéns americanos a tempo dos feriados de Acção
de Graças e do Natal, e de, até, no atraso na substituição de uns milhões de um
novel telemóvel da Samsung, que saíra com defeito.
Pois bem, minhas senhoras e meus
senhores, baixemos à terra e pasmemos com as tais consequências da disrupção do
transporte marítimo provocado pela falência da Hanjin Shipping Co.: os
pertences de uma família ficaram retidos um navio ao largo da costa de Los
Angeles. Quando jogamos para trás das costas e dizemos "não é
comigo", afinal talvez seja.
Quando a família Jamal se decidiu
mudar dos Estados Unidos para o Dubai, antecipou embarcar no que seria uma
aventura, mas nunca pensaram num pesadelo.
Todos os seus pertences estão presos dentro de um contentor Hanjin
ao largo da costa, porque a empresa entrou com o pedido de protecção contra
credores devido a falência, o que resultou na paralisação de todos os seus
embarques. Após a apresentação de insolvência, 93 dos seus navios ficaram
paralisados ao largo dos portos, por falta de fundos financeiros, num esforço
para encontrar soluções para conseguir a descarga de milhares de milhões de
dólares de carga embarcada nos navios. Como as coisas estão, ninguém saberá quando
a família Jamal possa vir a recuperar os seus pertences. Se é que alguma vez os
vai recuperar…
20 de setembro de 2016
Lisboa no Top 5 dos melhores destinos de cruzeiro da Europa Ocidental
Esta nomeação é atribuída com base, exclusivamente, nos
comentários apresentados no site www.cruisecritic.com por passageiros que
realizaram cruzeiros entre 01 de agosto de 2015 e 31 de julho de 2016.
"Lisboa é uma das grandes cidades da Europa.
Incrível comida, vinho, e pessoas amigas", é um dos 507 comentários que se
pode ler sobre Lisboa.Ler notícia
Condução imprudente e superlotação provocam acidente fatal
Um ferryboat
de turismo superlotado, que transportava peregrinos muçulmanos tailandeses,
voltou-se em virtude de erro de navegação, matando pelo menos 15 pessoas,
disseram as autoridades na segunda-feira. Mergulhadores e outros socorristas
procuram, ainda, 11 pessoas dadas como desaparecidas. A embarcação navegava no rio
Chao Phraya com 150 passageiros, muito acima da sua capacidade, junto à cidade património
da Unesco de Ayutthaya, na Tailândia, no domingo passado.
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19 de setembro de 2016
Choque na comunidade marítima de Hamburgo!
Um dos
mais antigos empresários marítimos da cidade de Hamburgo, Hermann Ebel (co-fundador
da Hansa Treuhand e Hansa Shipping, desde 1983), tornou-se a mais recente
vítima da crise do transporte marítimo em contentor. Ebel, que através de sua
empresa Hansa Treuhand, foi um pioneiro do “Sistema KG” (um modelo nacional alemão
para financiamento de navios – idêntico à sociedade em comandita), apresentou o
pedido de protecção judicial para 15 dos
seus navios.
O Porto de Melbourne foi “vendido” por uns incríveis dez mil milhões de USD’s!
Numa
venda que ultrapassa em quase 3 mil milhões de USD’s o preço base de licitação,
o Porto de Melbourne foi concessionado ao Consórcio Lonsdale, num contrato de
arrendamento por 50 anos que atingiu o recorde de perto de US $ 10 mil milhões,
segundo a ABC News.
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Navio de contentores com 10 anos direitinho para a sucata
O Viktoria Wulff torna-se o porta-contentores mais jovem, à
data, a ser enviado para a sucata. Apenas com 10 anos de construído, era um Panamax
de 4.546 TEU’s, propriedade da Erste RHW Schiffahrts e com bandeira da Libéria.
Maior elevador de embarcações do mundo começou a funcionar na China
O elevador de navios da barragem das Três Gargantas, na
China, a maior infraestrutura do tipo a nível mundial, começou a funcionar este
fim de semana, 22 anos após o início da construção daquela barragem. Trata-se
do "maior e mais sofisticado" elevador deste tipo em todo o mundo, segundo o comunicado da China
Three Gorges (CTG), o grupo que gere a barragem e que é o principal accionista
da EDP (Electricidade de Portugal).
Projectada por uma equipa de engenheiros chineses e
alemães, permite elevar navios, até 3.000 toneladas, com o máximo comprimento
de 113 metros.Ler notícia
Dezasseis golfinhos encalhados numa praia de Cape Cod foram salvos
Os
animais encalharam em Wellfleet, Massachusetts, com a baixa da maré,
deixando-os a lutar pela vida no areal. Uma equipa de voluntários manteve-os
molhados, içou-os em macas e transportou-os em camiões para uma praia próxima,
com águas mais profundas, em Provincetown, de onde todos eles conseguiram nadar
para longe.
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Reutilização de contentores marítimos
A
reciclagem é um componente essencial de uma gestão moderna de resíduos. Mas a
reciclagem, apesar de essencial, não impede que se tenha de consumir recursos,
energéticos e ambientais, pelo que, a muitos produtos ou materiais, poderemos optar
pela sua reutilização na produção de coisas diferentes. A reutilização consiste
no reaproveitamento de um determinado material, após processo de beneficiação,
em outro, com características diferentes. A reutilização de contentores na
construção de edifícios de habitação é cada vez mais comum e uma prática
altamente sustentável. Mas o aproveitamento que outros inovadores procuram
implementar, no reaproveitamento destes equipamentos em final de vida, será
sempre desejável e bem-vindo. Se não, reparem no vídeo que aqui se posta.
Assistir ao vídeo
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Embora lenta, continua a recuperação em alguns mercados
O Baltic Dry Index terminou a semana com recuperação de 36
pontos. Também o SSY Atlantic Capesize Index recuperou 118 pontos nesta semana,
para o valor mais elevado desde o final de outubro de 2015 (5.060 pontos). No
entanto, ainda está 1.600 pontos abaixo do valor máximo atingido no final do
ano de 2014.
18 de setembro de 2016
Investigadores do MIT chegaram ao algoritmo que permite a previsão das ondas gigantes
Os vagalhões (ou ondas gigantes – em inglês rogue wave ou freak wave) são ondas descomunais que se formam em alto-mar,
aparentemente de forma aleatória. Durante muitos anos diversos navios
desapareceram sem deixar vestígios, havendo relatos de marinheiros que falavam
de ondas gigantescas, formando uma muralha de água, que surgia repentinamente e,
aparentemente, do nada. A 1 de janeiro de 1995, o fenómeno pôde, finalmente,
ser observado, medido e comprovado, no que ficou conhecido, desde então, como a
onda Draupner, o nome da plataforma petrolífera onde o evento foi medido.
No entanto, nos últimos anos, têm sido regulares e
consistentes as descrições da ocorrência deste fenómeno, como no caso do navio
de passageiros da Cunard, Queen Elizabeth 2 (a 11/09/1995 com uma vaga de
altura estimada em 95 pés – 30 metros) e do navio de cruzeiros MS Marco Polo
(em 17 de fevereiro de 2014, havendo a lamentar o falecimento de um passageiro
e ferimentos noutros).
Agora, engenheiros do MIT desenvolveram uma ferramenta de previsão
que permitirá aos marinheiros um pré-aviso de 2 a 3 minutos do surgimento de
uma onda gigante, fornecendo-lhes tempo suficiente para preparar as operações evasivas
essenciais ao navio ou à plataforma offshore.
A imagem abaixo documenta a aproximação de um vagalhão a um
navio petroleiro, na batimétrica das 100 braças, no Golfo da Biscaia, ao largo de
França, em 1940.Ler artigo
Capacidade estimada em 400 mil TEU’s de navios a caminho do desmantelamento
A
BIMCO prevê que este ano deverão ser enviados para desmantelamento navios
porta-contentores com uma capacidade total de 400 mil TEU's, na tentativa de reduzir
o efeito no (des)equilíbrio entre a oferta e a procura, procurando-se, dessa
forma, fazer subir as taxas de frete para valores aceitáveis, acima do break-even.
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Chegou ao fim o cruzeiro de luxo mais perigoso do mundo
Depois
de três anos de preparação do ambicioso plano de transitar pela Passagem do
Noroeste, o navio Crystal Serenity completou a épica rota, chegando esta
sexta-feira a Nova Iorque.
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Armamento não-letal de combate à pirataria marítima
Em abril de 2009, quando o navio de bandeira israelita “Africa
Star” foi atacado por nove piratas, a tripulação usou bobinas de arame farpado
para os impedir de escalar o navio. A tentativa de assalto foi assim gorada, com
recurso a um método não-letal de anti pirataria. Esta técnica foi, então,
largamente, copiada para proteger os navios em áreas afectadas por pirataria marítima.
Desde então, a tecnologia anti pirataria já evolui,
com a criação de poderosas armas não-letais de forma a impedir ataques dos
piratas. O presente artigo enumera uma série de armamento não-letal para combater
tentativas de assalto aos navios por piratas marítimos.Ler artigo
Liscont instala segunda grua na Figueira da Foz
O
porto da Figueira da Foz dispõe, a partir de agora, de uma segunda grua para a
movimentação de contentores.
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17 de setembro de 2016
Naufrágio de dois barcos de recreio na barra de Aveiro
Duas
embarcações de recreio usadas na pesca lúdica terão sido atingidas por um “golpe
de mar”, esta manhã, na zona da barra, junto do molhe norte.
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A Maersk à procura de dinheiro fresco
A Maersk Oil, uma subsidiária do Grupo Maersk, vendeu três
participações em campos petrolíferos no Mar do Norte e terrestres em Inglaterra,
para a RockRose Energy, revelou o jornal online Offshore Post.
A produção do campo do Mar do Norte, agora negociado, está
estimada em cerca de 2.000 barris diários.
Comenta-se que a Maersk se sente pressionada, em
resultado da crise na indústria naval, depois dos resultados negativos nos dois
anteriores trimestres, em especial no 2º, em que poderá ter perdido cerca de mil
milhões de USD, em comparação a igual período de 2015.Ler artigo
O acidente do Toya Maru
No próximo
dia 26 de Setembro fará 62 anos que um brutal acidente marítimo ceifou perto de milhar e meio de
vidas. Muitas vezes se julga que o acidente do Titanic foi o mais mortífero e isso
não corresponde à verdade. Houve alguns outros que, por terem sucedido no
Oriente longínquo e com navios pouco glamorosos caíram no desconhecimento geral. Não nos podemos esquecer que todos os anos, nas imensas zonas insulares entre as Filipinas
e a Indonésia, sucedem acidentes gravíssimos – tal como o Doña Paz em 1987, que
causou a morte de 4.341 pessoas.
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Oceano de plástico
Há demasiado tempo, que temos vindo a usar o oceano como armazém
do nosso lixo. De tal forma que ele se transformou num dos maiores problemas de
poluição que, actualmente, o mundo enfrenta.
O lixo marinho inclui objectos que, em condições
naturais, não surgem no ambiente marinho. De entre ele, os materiais mais
comuns são o plástico, vidro, papel, metal, madeira, borracha e tecido. A
resposta a este flagelo está em cada um de nós, não descartem lixo na beira-mar!Ler artigo
16 de setembro de 2016
A crise da indústria de contentores bate à porta dos bancos alemães
Os bancos alemães estão a contabilizar os custos associados à crise do
transporte global, que fez da Hanjin a primeira vítima. Estima-se que a sua
exposição em créditos possa chegar aos 100 mil milhões de USD, pelo que um
agravamento da crise poderia colocá-los numa situação delicada, com enormes
perdas.
Veja a reportagem da Reuters
Assistimos ao momento de viragem na indústria de transporte contentorizado?
No final de Setembro poder-se-á assistir a um marco histórico na
indústria do transporte de contentores - e logística em geral. Como em tantos outros
ramos industriais antes, estamos a assistir a quedas abruptas nos preços do
intermodal terrestre, ao lançamento de navios cada vez maiores, à adesão ao slow-steaming,
serviços customizados ao cliente, etc. O resultado? Para já as empresas
marítimas de transporte a estremecerem, caso da Hanjin Shipping Co, que abriu
falência, e da Rickmers que ameaça insolvência a breve trecho, se não forem
tomadas medidas pelos investidores. Até a Maersk, a empresa paradigma da
excelência, apresentou prejuízos nos dois últimos trimestres, não sendo
provável que reverta a situação no presente período.
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Acidente com iate de 10 milhões de dólares
O iate privado de 33m Perla Nero encalhou no Canal Sibenik, na Croácia, o
mês passado, sofrendo danos consideráveis no seu costado. As causas ainda não
são conhecidas.
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Crise profunda na indústria offshore
As operadoras de plataformas offshore, que têm enfrentado à maior
desaceleração da indústria das últimas décadas, dizem que, finalmente, a crise
parece ter chegado ao seu ponto de regressão. O problema é que a recuperação
poderá ser demasiado longa.
Cargas de torção e de flexão nos grandes navios
A
indústria marítima tem visto um rápido crescimento no transporte de contentores
seguido e por, consequência, no aumento no tamanho dos navios porta-contentores
acima de 5000 TEU’s.
No entanto, o aumento do
tamanho do navio e da quantidade de contentores que transporta, também deram
origem a grandes aberturas no convés, que afectam e condicionam a estrutura e o
casco, por efeito de cargas de torção e de flexão devidas à ondulação.Assista o vídeo
Energia de terra em porto da Índia
De
acordo com o “Projecto Portos Verdes”, a ABB Índia apresentou uma solução para o
fornecimento de energia a navios atracados no porto de Tuticorin - um dos 12
principais portos na Índia e o quarto maior terminal de contentores na Índia.
Esta solução permitirá
que os navios que atraquem no porto desliguem os seus motores de geração de
energia, não expelindo poluentes gerados pela queima de diesel. Os geradores a
diesel chegam a produzir, uns impressionantes 360 MT de dióxido de carbono.Ler notícia completa
15 de setembro de 2016
Mais turbulência no transporte contentorizado?
A Rickmers Maritime vem assustando os seus investidores, em Singapura, ao admitir que está perto da insolvência, a menos que os credores venham em seu socorro. A empresa avançou que precisa cobrir um total de 253 milhões de USD de dívida, para além de se mostrar incapaz de satisfazer compromissos de juros referentes a créditos anteriores.
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Terminais de Los Angeles preparados para VLCS
Serão dez gruas de pórtico (ship-to-shore (STS) que os APM Terminals em Los Angeles (Pier 400) com as dimensões apropriadas para os novos ultra-navios porta-contentores que o porto se prepara para receber. Um deles viu terminada a sua instalação, sendo mais alto cerca de 33 pés (10 metros) aos actuais instalados, tornando-se o mais alto guindaste portuário da América do Norte e estará pronto a operar a breve trecho.
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14 de setembro de 2016
Estaleiros de construção naval em crise de encomendas
Em comunicado
divulgado na segunda-feira, a BIMCO afirma que as encomendas de construção aos
estaleiros navais caíram para o nível mais baixo em duas décadas.
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13 de setembro de 2016
O colapso da Hanjin minou a confiança na globalização?
O CEO da Seaspan Corp, de Hong Kong, comparou o colapso da sul-coreana Hanjin Shipping ao colapso dos mercados financeiros provocado pela Lehman Brothers. "É uma bomba atómica na cadeia de abastecimento, a pedra de toque da globalização", disse ele.
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O colapso da Hanjin fez disparar taxas no mercado spot
De acordo com a Bloomberg a Maersk poderá ser uma das empresas que potencialmente virá a ganhar com o colapso da Hanjin, já que esta situação provocou um aumento nas taxas de frete, a curto prazo, fornecendo oportunidades e vantagens comerciais em pico de estação.
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Acidente a bordo do Harmony of the Seas
Um tripulante morreu e outros quatro ficaram feridos depois de um barco salva-vidas do Harmony of the Seas se ter soltado e cair no mar, quando o navio se encontrava ancorado em Marselha, França.
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